Publicado em: 28/05/2014 às 09:20hs
Oportunidades relacionadas aos novos modelos de gestão, de governança, produção e liderança, além dos desenvolvimentos tecnológicos que surgem da aplicação de práticas responsáveis tanto na produção como em toda cadeia de abastecimento foram os temas apresentados a mais de 300 participantes na 9ª Con ferência Internacional Sobre Soja Responsável (RT9), realizada em Foz do Iguaçu, entre os dias 7 e 8 de maio.
O Brasil sediou a maior conferência do mundo organizada para difundir práticas sustentáveis do cultivo da soja, com o intuito de captar ideias diversificadas para levar a inovação ao mundo da soja responsável. "O país está trilhando o caminho certo, buscando uma produção de soja mais sustentável, e é preciso continuar nele para criar as condições para o crescimento da conexão entre a oferta e a procura. O evento serviu para que cada representante pudesse conhecer os desafios e oportunidades da cadeia produtiva, resultando em pensamentos que propõe soluções e inovações em conjunto", explica o representante da RTRS no Brasil, Daniel Meyer.
Na conferência foram apresentados os benefícios que a soja certificada da RTRS traz, traduzidos em maior eficiência na gestão da propriedade, menor impacto socioambiental, crescimento de hectares e volumes certificados, comercialização de créditos e desenvolvimento de interpretações nacionais do Padrão RTRS nos países chave como Argentina, Brasil, China, Estados Unidos, entre outros, e o fortalecimento da governança na cadeia da soja.
Hoje o Brasil ocupa a posição de maior produtor e exportador de soja do mundo, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o que reforça a importância do evento realizado pela Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS), organizadora do encontro. A entidade já conta com certificação aprovada para o cultivo soja desde 2010. Para obter o selo, o cultivo precisa contar com uma série práticas agrícolas, laborais, ambientais, legais e empresariais adequadas, além de relacionamento responsável junto à comunidade. A próxima conferencia deve ocorrer na Europa em maio de 2015.
Fonte: Hill + Knowlton Strategies Brasil
◄ Leia outras notícias