Soja

2º Dia de Campo da APL mostra força do setor pecuário em Linhares

Cerca de 100 produtores e técnicos participaram do encontro no último sábado (04)


Publicado em: 07/05/2012 às 18:40hs

2º Dia de Campo da APL mostra força do setor pecuário em Linhares

Com o objetivo de levar novos conhecimentos sobre as técnicas de produção leiteira para os pecuaristas da região norte capixaba, a Associação dos Produtores de Linhares e Região (APL) realizou, no último sábado (04), o 2º Dia de Campo, reunindo cerca de 100 participantes, entre produtores rurais e técnicos do setor.

A abordagem de temas técnicos e inovadores na atividade marcou o segundo encontro. O zootecnista Humberto Luiz Wernersbach Filho abordou ‘Estratégias para Intensificação de Pastagens’, mostrando como o manejo correto pode ajudar o produtor a obter melhores rendimentos na sua área. “É possível aproveitar melhor a terra. A intensificação do pasto permite desenvolver a pecuária de leite em áreas menores e com maior produtividade”, destacou.

O modelo de ‘Vaca Funcional’ despertou atenção dos presentes no evento. A estrutura do animal adequada para produção de leite foi apresentada pelo engenheiro agrônomo e mestre em melhoramento genético, José Henrique Bueno. “O conceito da vaca ideal para trabalhar é uma estatura mediana, adequada abertura do peito e largura da garupa e boa capacidade e condução corporal”, explicou Bueno. O agrônomo ainda destacou que a uniformidade do rebanho é importante para conseguir sucesso na produção. “Quanto mais uniforme os animais mais fácil de manejar o rebanho”, disse.

Três vacas foram apresentadas na Fazenda Graciosa como modelo de funcionalidade. O trabalho realizado na propriedade foi apresentado pelo pecuarista, Anderson Damasceno, e o consultor técnico, Lúcio Cunha. “Começamos com 60 vacas e uma produção de 300 litros de leite por dia. Hoje, estamos com 94 vacas (80 em lactação) e a produção de 1.350 litros de leite diários. Nossa meta é atingir 2.000 litros de leite/dia com 135 vacas no rebanho (112 em lactação)”, frisou Cunha.

“APL está resgatando a pecuária de leite em Linhares”, diz gerente estadual de pecuária

O gerente de pecuária da Secretaria de Agricultura do Espírito Santo, Pedro Cani, esteve presente no 2º Dia de Campo da APL e destacou o trabalho da Associação. Em seu pronunciamento na abertura do encontro, Cani afirmou que está acompanhando as ações da APL pela imprensa e quis conhecer melhor a entidade.

Segundo Cani, apesar de ser um dos principais rebanhos do Estado, Linhares vivenciou alguns problemas nos últimos anos com a organização do setor pecuário. “Agora, o município está retomando a posição de destaque na atividade de leite através da APL. Conseguir um acordo de venda de leite e saber o valor com antecedência já é uma grande conquista do setor”, afirmou o gerente estadual de pecuária.

Fonte: Rurale Assessoria de Imprensa

◄ Leia outras notícias