Publicado em: 03/09/2014 às 08:30hs
A capital cearense, Fortaleza, será sede do workshop “Ameaças Fitossanitárias – Pragas Quarentenárias de Importância para Fruticultura no nordeste brasileiro”, no dia 25 de setembro. O evento é realizado pela Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA) e Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (ADAGRI).
O presidente da SBDA, Paulo Emílio Torres, alerta para a importância de prevenir a entrada de novas pragas no Brasil. “Precisamos estar preparados para identificar novas ameaças e agir de maneira estratégica na prevenção, evitando, assim, os danos causados ao agronegócio”, afirma.
O workshop abordará temas referentes à defesa sanitária vegetal no Brasil e os riscos da entrada de pragas exóticas para o sistema de produção e comercialização de alimentos. Serão apresentados dados sobre pragas exóticas que representam problemas importantes para a fruticultura tropical, como por exemplo, a mosca-das-frutas.
Para o diretor de Sanidade Vegetal da ADAGRI e coordenador do evento, Tito Carneiro, é primordial a participação de profissionais envolvidos com defesa agropecuária, tais como, responsáveis técnicos do setor público e privado, bem como pesquisadores. “Essas pessoas precisam conhecerer os aspectos inerentes aos riscos que as pragas ausentes e presentes, no sentido de formularem estratégias para evitar a introdução e promover o controle, contribuindo para a produção e comercialização de alimentos seguros”, esclarece.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo site www.ameacasce.eventize.com.br. Para mais informações entre em contato com a Agropec, Consultoria, Pesquisa e Extensão pelo (31) 3466-2161.
Fonte: Agropec Consultoria
◄ Leia outras notícias