Publicado em: 19/07/2013 às 18:00hs
Com a presença de renomados pesquisadores, consultores e entomologistas do Brasil e da Austrália, o Seminário Brasileiro sobre Helicoverpa acontecerá no dia 30 de julho, no Espaço Quatro Estações Hall, em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia. O evento foi motivado pelo ataque da lagarta Helicoverpa que tem sido uma grande ameaça à agricultura de vários estados brasileiros, atingindo diversas culturas.
Na safra 2012/13 a Helicoverpa spp. causou aos produtores do Oeste da Bahia um prejuízo de mais de R$ 1,4 bilhão, especialmente nas culturas da soja, milho e algodão. Considerando a dimensão do problema, as entidades representativas do setor agrícola promoveram pesquisas e levantamentos de campo realizados por consultores, pesquisadores e entomologistas de renome nacional e internacional, para a construção de um Programa Fitossanitário para a Bahia, que será apresentado durante o Seminário e poderá servir como modelo nacional. O objetivo das ações é promover a sustentabilidade econômica e ambiental da agricultura.
Segundo o diretor da Abapa e coordenador do evento, Celito Breda, o ataque da Helicoverpa acarretou custos altos, grandes riscos e sustentabilidade reduzida e duvidosa. “De acordo com o levantamento realizado pela Abrapa, calcula-se que no Brasil central, o prejuízo acumulado, causado somente pela Helicoverpa, chega a R$ 10 bilhões de reais. Diante desse grande problema a participação no Seminário é fundamental para o esclarecimento de dúvidas e para que todos conheçam as ações propostas pelo Programa Fitossanitário da Bahia. Vale ressaltar, que para atingir bons resultados precisaremos da adesão de todos os produtores”, disse.
Além dos assuntos relacionados à Helicoverpa, a programação conta com palestras sobre a ocorrência e prejuízos causados pela Mosca Branca e espaço para o Programa Fitossanitário de Monitoramento do Bicudo. Representantes das Associações dos Produtores de Algodão do Mato Grosso, Goiás, Bahia e Piauí, apresentarão as pesquisas que estão sendo realizadas para o manejo e controle de lagartas.
O evento é aberto ao público e contará com aproximadamente dois mil participantes, entre autoridades, produtores, consultores, associações, sindicatos rurais, entidades de agronegócio, instituições de ensino, autoridades, multinacionais e outros elos da cadeia produtiva do agronegócio. As inscrições serão realizadas no local do evento, que começará a partir das 07h30 (confira a programação).
O Seminário Brasileiro sobre Helicoverpa está sendo realizado pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) e Associação de Irrigantes da Bahia (Aiba). Apoio: Aciagri, Adab, Aeab, Agrolem, Aprosoja, CNA, Conseagri, EBDA, Embrapa, Fundação Bahia, Fundeagro, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, SEAGRI, Consultorias Regionais, Prefeituras Regionais e Sindicatos dos Produtores Rurais do Oeste da Bahia.
Fonte: ABAPA - Associação Baiana dos Produtores de Algodão
◄ Leia outras notícias