Pragas e Doenças

SELECT® 240EC é aprovado para controle de Azevém nas culturas de milho e trigo

Este será um dos temas abordados durante o II Encontro Nacional sobre Resistência de Plantas Daninhas aos Herbicidas, no próximo dia 15, no Rio Grande do Sul


Publicado em: 16/05/2014 às 08:50hs

SELECT® 240EC é aprovado para controle de Azevém nas culturas de milho e trigo

O manejo eficiente para o controle das plantas daninhas é fator essencial para a produtividade da atividade agrícola, objetivo que motiva a Arysta LifeScience a manter investimentos constantes na oferta de novas tecnologias e produtos eficazes com excelente custo-benefício. Resultado deste esforço é a aprovação, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da extensão do uso de SELECT® 240EC no controle de plantas daninhas para aplicação em pré plantio das culturas de milho e trigo. Para o milho, contra a planta daninha Azevém, e para o trigo, contra as plantas daninhas Azevém e Aveia-Preta.

Esta extensão de registro de SELECT® será um tema abordado durante o ‘II Encontro Nacional sobre Resistência de Plantas Daninhas aos Herbicidas’, que acontece no dia 15 de maio, no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo (RS), ocasião que proporcionará aos produtores e técnicos presentes obter uma visão ampla do problema e também da solução e prevenção. “A aprovação da extensão de uso de SELECT® atende de forma eficaz uma necessidade real do produtor e oferece uma das melhores opções de mercado para o controle de Azevém resistente ao glifosato nas culturas de milho e trigo”, destaca Marcus Vinicius Bonafé, Gerente de Produtos e Mercado da Arysta.

No Rio Grande do Sul, o Azevém, além de ser utilizado como pastagem, tornou-se a principal planta daninha nas áreas cultivadas com cereais de inverno. “Dos cerca de um milhão de hectares cultivados no Estado com cereais de inverno, estima-se que 80% apresentam a incidência do Azevém, que, por seu difícil controle e alta incidência, é a principal planta daninha presente no Rio Grande do Sul”, informa o pesquisador Mário Bianchi, da CCGL Tecnologia de Cruz Alta (RS), que debaterá durante o evento os “Conceitos e aplicação do manejo de plantas daninhas”.

Além disso, o manejo inadequado é uma das principais causas do surgimento de plantas daninhas resistentes a certos herbicidas. “A resistência é um problema recorrente no Brasil, motivado, principalmente, pelo manejo inadequado em áreas onde é prática comum o uso repetido e subsequente dos mesmos, ou diferentes herbicidas, mas com o mesmo mecanismo de ação”, completa Fernando Adegas, da Embrapa Soja de Londrina, que também é um dos palestrantes e discutirá o “Manejo das plantas daninhas e a evolução da resistência no Brasil”.

Sobre o SELECT® 240 EC

É um herbicida altamente seletivo, que possui como princípio ativo o Clethodim, por isso é indicado para o controle do Azevém em pré plantio das culturas de milho e trigo, além de várias outras culturas, apresentando excelentes resultados no combate às plantas daninhas resistentes ao glifosato. Para controlar o Azevém resistente de forma eficaz e evitar problemas futuros, é indicado que seja feito um programa de manejo com glifosato e SELECT®, com aplicações em até sete dias antes da semeadura do trigo ou milho. Segundo Bianchi, para o manejo e o controle adequados, “a otimização de doses e o número de aplicações também reduz o uso desnecessário do produto e garantem a eficácia esperada pelo produtor”. Além disso, o pesquisador reforça que sem o controle das plantas infestantes, a produtividade fica comprometida, o que pode ocasionar prejuízos financeiros.

Mais informações: http://www.plantiodireto.com.br/?body=cont_eventos&id=438

Fonte: TEXTO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÕES

◄ Leia outras notícias