Publicado em: 29/11/2013 às 10:20hs
O encontro será na sede da Embrapa Soja, em Londrina, Norte do Paraná. A Helicoverpa armigera tem causado muitos danos em lavouras de diversas partes do mundo e também no País. Segundo a Embrapa, as lagartas podem se alimentar tanto dos órgãos vegetativos como reprodutivos de várias espécies de plantas de importância econômica. A estimativa é que a perda mundial causada por lagartas da espécie nas diferentes culturas em que ataca chega anualmente a cinco bilhões de dólares.
Bahia - Na safra 2011/2012 foi registrado um grande surto de lagartas na região oeste da Bahia, especialmente no algodoeiro, quando foram constatadas perdas de até 80% da produção desta cultura, segundo relatos dos produtores. Outras culturas como a soja e o milho também foram atacadas por essa praga na ocasião. Na safra 2012/2013 foram verificadas novamente incidências nos cultivos da Bahia, em especial nas lavouras de soja irrigada, algodão e feijão, quando os produtores tiveram de realizar várias aplicações de inseticidas para o seu controle.
Manejo Integrado de Pragas - Os integrantes do grupo Treino&Visita também vão fazer, neste mesmo dia, relatos sobre a ocorrência do complexo de lagartas Heliothinae nas regiões onde atuam. O evento prossegue na sexta-feira (29/11), quando a Coamo vai apresentar o resultado do manejo integrado de pragas, realizado em parceria com a Embrapa nas safras 2010/11 e 2011/12, com ênfase em percevejo. Haverá ainda espaço para que outros participantes discorram sobre os trabalhos que fizeram em relação a esse mesmo tema.
Práticas - A programação contempla ainda práticas de campo e de laboratório, destinadas à identificação de pragas e reconhecimento de inimigos naturais.
Fonte: Ocepar
◄ Leia outras notícias