Pragas e Doenças

Programa Monitora: situação sob controle mas produtor deve manter atenção

O controle da lagarta Helicoverpa armigera, na maioria das propriedades da região, tem ocorrido de forma eficiente


Publicado em: 16/01/2014 às 09:00hs

Programa Monitora: situação sob controle mas produtor deve manter atenção

A praga está distribuída em praticamente todas as lavouras e o monitoramento constante por parte do produtor e dos técnicos ajuda a identificar o momento correto para aplicação de inseticidas.

Em entrevista concedida à Cotrijal, o chefe do Serviço de Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) do Rio Grande do Sul, Jairo João Carbonari, destacou que não ocorreram surtos com alta população da Helicoverpa armigera no Estado, mas se sabe que a lagarta está distribuída em todas as regiões.

Ele ressaltou ainda que a situação está sob controle porque ações visando levar a melhor informação aos produtores, sem criar pânico, contribuíram para uma adequada adoção de medidas. “A Cotrijal está fazendo bom trabalho, orientando seu produtor a fazer as aplicações, quando necessárias, de forma a preservar os inimigos naturais”, avaliou.

Para o professor e pesquisador José Roberto Salvadori, da Universidade de Passo Fundo, daqui pra frente o produtor deve manter ainda mais atenção, já que a soja entra num período de maior sensibilidade à perda de folhas e vagens. “E sabemos que a helicoverpa tem preferência pelos grãos da soja”, lembrou, em entrevista à Cotrijal.

Salvadori é um dos parceiros da Cotrijal no Programa Monitora, e alertou ainda que o produtor deve estar atento a outras pragas da lavoura, especialmente os percevejos, que podem causar danos à soja a partir da fase reprodutiva. “O recado é o mesmo do início: monitorar e buscar informação com o técnico para fazer o manejo mais adequado”, recomendou.

O que é o Monitora

O Programa Monitora, que tem como slogan “Sua lavoura sob controle”, objetiva prover informações técnicas, monitoramento e recomendações para os produtores assistidos pela Cotrijal, sobre pragas de difícil controle, entre elas, a Helicoverpa armígera. Através dele, a cooperativa fornece aos seus associados um serviço diferenciado e de alto valor agregado, oportuno para a tomada de decisão relacionada ao manejo e controle dessa lagarta e das demais pragas que representam risco de dano.

Rádio Cotrijal

Confira no site www.cotrijal.com.br, no link Rádio Cotrijal, entrevista completa com o chefe do Serviço de Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) do Rio Grande do Sul, Jairo João Carbonari, e também com o professor e pesquisador José Roberto Salvadori, da Universidade de Passo Fundo.

Fonte: Cotrijal

◄ Leia outras notícias