Pragas e Doenças

Paraná lança plataforma CigarrinhaWeb para monitorar e combater praga do milho

Ferramenta digital apresentada no Show Rural Coopavel reúne dados sobre a cigarrinha-do-milho e auxilia produtores na tomada de decisões para reduzir prejuízos e aumentar a produtividade


Publicado em: 12/02/2026 às 16:30hs

Paraná lança plataforma CigarrinhaWeb para monitorar e combater praga do milho
Foto: IDR-PR
Nova ferramenta fortalece combate à cigarrinha-do-milho

Os produtores rurais do Paraná ganharam um novo aliado no controle da cigarrinha-do-milho, praga que causa grandes prejuízos à cultura do cereal. A plataforma CigarrinhaWeb foi lançada nesta terça-feira (10), durante o Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), e promete revolucionar o monitoramento e o manejo da praga no Estado.

O evento contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes, do diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, e do diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins, além de outras autoridades e lideranças do setor agropecuário.

“Como produtor rural, conheço os desafios do campo e os danos causados pela cigarrinha. Essa ferramenta vem para somar e será muito importante para a agricultura do Paraná”, afirmou Marcio Nunes durante o lançamento.

Tecnologia a favor da produtividade

A CigarrinhaWeb é uma ferramenta digital que centraliza informações sobre o monitoramento da cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis), inseto transmissor do complexo de enfezamentos, um conjunto de doenças que reduz a produtividade e a qualidade dos grãos, podendo até causar o tombamento das plantas em casos severos.

Com base nos dados disponibilizados pela plataforma, produtores e técnicos poderão adotar estratégias mais precisas de manejo e controle, guiadas por um panorama atualizado da distribuição e densidade populacional da praga no Estado.

Além disso, o sistema reúne uma série histórica de informações, criando uma base sólida para pesquisas e análises futuras, o que deve fortalecer o trabalho de prevenção e inovação tecnológica no campo.

Parceria entre instituições reforça rede de monitoramento

O projeto é resultado do trabalho da Rede Paranaense de Agropesquisa e Formação Aplicada – Complexo de Enfezamento do Milho (Rede CEM), uma iniciativa conjunta do Sistema FAEP, Fundação Araucária, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

Segundo Nelson Bona, representante da Rede CEM, a plataforma representa um avanço estratégico para o setor.

“A ferramenta vai beneficiar não apenas o Paraná, mas todo o Brasil, pois combate um dos principais problemas da produção de milho: a cigarrinha. O produtor, muitas vezes, gasta muito e sem eficiência. Agora, terá informações precisas para agir melhor”, destacou.

O diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, reforçou o impacto positivo do projeto:

“Essa plataforma vai contribuir para aumentar a produtividade e a eficiência da atividade agrícola mais importante do Paraná. É uma entrega que representa avanço e inovação no campo.”

Mapa interativo traz transparência e acesso a dados

Um dos destaques da CigarrinhaWeb é o mapa interativo, que mostra a localização das armadilhas adesivas instaladas em diferentes regiões do Estado e o número de insetos capturados em cada ponto. As informações são atualizadas semanalmente, permitindo acompanhar a evolução da praga em tempo real.

Além de ampliar a transparência das informações, a plataforma torna acessíveis dados antes restritos a técnicos e instituições, fortalecendo o planejamento das ações de manejo e a tomada de decisão no campo.

Paraná se destaca no uso de tecnologia para o agronegócio

Com o lançamento da CigarrinhaWeb, o Paraná se consolida como referência nacional em monitoramento e gestão de pragas agrícolas, investindo em inovação, integração de dados e capacitação técnica para proteger a cultura do milho — uma das bases da economia agropecuária do Estado.

A iniciativa também reforça o compromisso do governo estadual e de suas instituições parceiras em garantir mais segurança e sustentabilidade à produção agrícola, reduzindo perdas e fortalecendo o agronegócio paranaense no cenário nacional.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias
/* */ --