Publicado em: 21/07/2014 às 18:00hs
Este foi o único Estado que conseguiu autorização para utilizar um inseticida à base de Ciantraniliprole, de baixa toxidade, para combater a praga Hypothenemus hampei, conhecida como a broca-do-café.
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) sugere que os outros Estados entrem em contato com as Secretarias Estaduais de Agricultura para que seja declarada emergência sanitária. “Ainda dá tempo de conseguir a autorização para utilização do inseticida importado e evitar prejuízos nesta safra”, diz Natália Sampaio Sene Fernandes, assessora técnica da Comissão Nacional de Café da CNA.
As medidas de defesa sanitária vegetal e o manejo da praga Hypothenemus hampei foram publicados no Diário Oficial da União, na Portaria nº 711.
O inseticida já é registrado nos EUA, na União Europeia, no Canadá e no Japão. A expectativa é que o inseticida seja registrado definitivamente no Brasil até o final do ano.
O produto foi aprovado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e previamente autorizado pelos órgãos de saúde e meio ambiente.
Fonte: Assessoria de Comunicação da CNA
◄ Leia outras notícias