Pragas e Doenças

Minas Gerais entra no combate à Helicoverpa

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) decretou, por meio da Portaria nº 1.168, estado de emergência fitossanitária do Estado de Minas Gerais devido ao risco de infestação das lavouras mineiras pela Helicoverpa armigera e demarcou a área de abrangência da medida


Publicado em: 29/11/2013 às 10:50hs

Minas Gerais entra no combate à Helicoverpa

A declaração de estado de emergência em Minas Gerais atende pleito dos produtores apresentado à FAEMG. A coordenadora da Assessoria Técnica da FAEMG, Aline Veloso, ressalta que a publicação da portaria é importante por dar ao estado condições de tomar medidas efetivas para a supressão da praga: “Os estragos causados pela lagarta provocaram grandes prejuízos na safra passada e o mais preocupante é que, este ano, já foi detectada infestação em lavouras ainda em fase inicial”.

Com a diretriz é possível implementar um plano de supressão e adoção de medidas para o combate à lagarta, como vazio sanitário, estabelecimento de áreas de refúgio e a destruição de restos culturais. Também autoriza a importação de defensivos que contenham Benzoato de Emamectina, cuja aplicação será fiscalizada. A praga chegou às Américas há alguns anos. No Brasil, o primeiro ataque com grandes prejuízos ocorreu na safra passada (2012/13).

Aline Veloso ressalta a importância da identificação da praga e a busca imediata de assistência técnica. O manejo correto dos recursos ainda no estado inicial da infestação é fundamental para minimizar perdas: “O desafio é controlar a praga. Sugiro que os produtores assistam ao vídeo disponibilizado pelo Senar Nacional, que orienta sobre controle, manejo e monitoramento da lagarta Helicoverpa armigera. E que fiquem atentos às informações técnicas da Embrapa e do Mapa”. Veja também em nosso portal a integra da Portaria nº 1.168 e a circular CI0402013.

Abaixo, o mapa de Minas Gerais com os municípios afetados pela praga (em vermelho):

mapa-helicoverpa

Fonte: Assessoria de Comunicação da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais - FAEMG

◄ Leia outras notícias