Publicado em: 06/11/2025 às 14:00hs
O manejo eficiente das plantas daninhas é um fator determinante para garantir a produtividade nos canaviais, especialmente nos meses seguintes à seca, como outubro e novembro. Com a chegada das chuvas, as infestantes encontram condições ideais para se proliferar, competindo com a cana-de-açúcar por água, nutrientes e luz.
Segundo o agrônomo Luiz Henrique Marcandalli, Head de Marketing da Rainbow Agro, “o uso integrado de herbicidas seletivos com efeito residual é fundamental para proteger o solo e impedir novos fluxos de germinação”.
O manejo integrado é essencial para controlar espécies de difícil erradicação, como corda-de-viola, mamona, mucuna e diversas gramíneas, conhecidas como principais plantas invasoras na lavoura de cana.
Marcandalli destaca que o combate eficaz deve começar ainda no período de seca, utilizando diferentes modos de ação de herbicidas, de forma preventiva ou em pós-emergência inicial. “A combinação de produtos garante um canavial limpo, sem fitotoxicidade, e maior eficiência no controle”, explica.
A Rainbow Agro oferece soluções que atuam em sinergia no manejo de plantas invasoras:
Além disso, o controle de pragas de insetos recebe suporte com Ethrole e Cofenrin, contribuindo para a sanidade e produtividade do cultivo.
O uso de produtos integrados e com efeito residual é apontado como a estratégia mais eficaz para controle duradouro e seletivo. Marcandalli ressalta:
“O controle inteligente de daninhas garante um canavial mais saudável e produtivo ao longo de toda a safra. Com a linha de soluções da Rainbow — Entoar, Triclomax, Ethrole, Cofenrin e Mesozine Xtra — reforçamos nosso compromisso em oferecer ferramentas que aumentam a eficiência e a segurança no cultivo de cana-de-açúcar em todo o Brasil”.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias