Publicado em: 28/02/2014 às 13:30hs
A nova lagarta causa preocupação em todos os estados brasileiros, já que em 2013 – quando surgiu no Brasil – o ataque envolveu culturas tanto de inverno quanto de verão como algodão, feijão, milho, tomate, soja, trigo e pastagens.
Atenta aos danos e falta de informação dos agricultores sobre a lagarta, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) está levando as principais regiões produtoras a Caravana Embrapa de Alerta às Ameaças Fitossanitárias. Ponta Grossa recebeu a comitiva de especialistas na tarde desta quarta-feira (26.02). O evento reuniu cerca de 50 pessoas na sede da Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Campos Gerais.
De acordo com o pesquisador da Embrapa Soja (Londrina), Daniel Sosa Gomez, que integra a caravana, a armigera foi confirmada no país em fevereiro de 2013 e em março a Embrapa comunicou o Ministério da Agricultura. “A armigera está no país todo e já foi encontrada na Argentina”, conta.
Ele afirma que nos Campos Gerais a praga foi confirmada em lavouras de trigo e soja, portanto pode haver novo ataque no trigo que ainda será plantado, mesmo se tratando de uma cultura de inverno. “O produtor precisa estar atento, mas também precisa resolver a situação com calma porque muitos agricultores nesta safra fizeram estoque de produtos, não precisaram usar e agora estão com tudo estocado”, conta. Daniel foi quem recebeu no laboratório de Londrina as amostras de pragas coletadas na região.
Fonte: Diário dos Campos
◄ Leia outras notícias