Pragas e Doenças

FMC apresenta manejo eficaz para controle de bicudo no Dia do Algodão 2015

Evento foi realizado na última sexta (17), das 8h às 12h, na Fazenda Onça/GM Agrícola, em Luziânia (GO); orientações técnicas serão realizadas pela equipe de campo da companhia


Publicado em: 22/07/2015 às 08:00hs

FMC apresenta manejo eficaz para controle de bicudo no Dia do Algodão 2015

Com o tema “Fortalecimento da sustentabilidade e viabilidade econômica do algodão”, a Associação Goiana dos Produtores de Algodão (AGOPA) promove o Dia do Algodão 2015. O evento será realizado hoje (17), a partir das 8h, na Fazenda Onça/GM Agrícola, em Luziânia (GO). Dessa forma, dando continuidade ao Projeto Alerta Bicudo que percorreu os principais estados da cotonicultura brasileira com ações de conscientização e prevenção sobre os surtos do bicudo, que nos últimos 15 anos já gerou um prejuízo de mais de R$ 1,5 bi nas fazendas brasileira, a FMC Agricultural Solutions, pioneira em tecnologias para algodão, marca presença e reforça seu manejo para controle da doença com orientações técnicas durante o evento.

Com a expectativa de mais de 350 pessoas entre produtores e interessados na área, o evento é divido em quatro estações: 1- Os benefícios do algodão para o sistema de produção; 2- Destruição dos restos culturais – desafios e perspectivas: demonstrar as tecnologias disponíveis e conscientizar sobre a importância desse processo no controle de pragas; 3- Agricultura de precisão: demonstrar a importância da agricultura de precisão no algodão, evidenciando os benefícios nas demais culturas e 4-Refúgio: uma ferramenta viável (estudo de caso/ GM Agrícola): mostrar a viabilidade do refúgio através de dados técnicos e econômicos da fazenda (manejo e custo da cultura convencional e transgênica).

“Apresentaremos na primeira estação nosso amplo portfólio para algodão para controle de ramulária com o fungicida Locker. Já para prevenção de nematoide, a solução combinada, entre o produto Rugby 200 CS, altamente eficaz e o sistema de aplicação, o “PulverEasy”, um aplicador especialmente desenvolvido para trazer precisão e uso em larga escala no campo e tem um rápido início de controle do parasita. Além de todo o nossas orientações técnicas de manejo para controle de bicudo dependendo de cada característica da fazenda do produtor com a nossa linha de inseticidas como Fury 200 EW, Malathion, Marshal Star, Nexide, Paracap 450 CS, Talisman, Talstar e Tubo Mata Bicudo”, destaca diretor comercial da FMC, Carlos Alberto Baptista.

Baptista explica também a importância da participação desse evento. “Investir em soluções de qualidade que levam conveniência, produtividade e rentabilidade para o produtor é o nosso compromisso. Precisamos estar sempre próximo do produtor para atender e entender sua demanda específica para contribuir com o seu sucesso nas fazendas”, comenta. Essa edição do Dia do Algodão 2015 tem organização técnica da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Fundação Goiás (Fundação de Apoio a Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário de Goiás) e GM Agrícola, com apoio Institucional da Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), Fialgo (Fundo de Incentivo a Cultura do Algodão em Goiás) e IBA (Instituto Brasileiro do Algodão).

FMC contra Bicudo: Conheça nosso portfólio de inseticidas

Fury 200 EW: Atua com rapidez e máximo poder de choque, com formulação especifica e age com precisão por contato e ingestão.

Paracap 450 CS - Inseticida organofosforado de amplo espectro com alta tecnologia em formulação. Excelente no controle de Broca-do-algodoeiro, bicudo do algodoeiro e lagartas com residual, sendo ideal para compor o programa de Manejo de pragas.

Malathion - Produto especialmente elaborado para uso no manejo do bicudo na cultura do algodão. Sua forma de aplicação permite amplo controle do bicudo sendo amplamente utilizado em todos países onde esta praga esta presente. Atua com boa ação de choque e maior residual que os demais organofosforados do mercado.

Marshal Star - Age no controle do Bicudo atuando com mais rapidez e eficiência, se comparado com os produtos convencionais. Excelente controle do pulgão e supressão de lagartas nos primeiros instantes que ocorrem nesta fase. Entre os principais atributos desta tecnologia estão eficácia no controle, potência, por apresentar maior efeito de choque e eficiência contra bicudo e pulgão.

Nexide - Excelente no controle de lagartas e bicudo, Nexide é o piretróide com ação de choque, sua formulação de microcápsulas proporciona uma ação prolongada protegendo a lavoura.

Talisman – Solução com amplo espectro de ação, o Talisman é essencial para o controle do pulgão, ácaro, bicudo, lagarta das maçãs, spodoptera, mosca-branca, percevejos, Helicoverpa armigera e curuquerê. Os mecanismos de ação combinados de Talisman, proporcionam uma excelente tecnologia no manejo de resistência de pragas.

Talstar – Excelente no controle de lagartas e também com atividade acaricida. Versátil e altamente eficaz no controle do complexo de pragas da cultura do algodão. O produto é a melhor opção no controle do complexo de lagartas, cujo principal benefício é sua ação prolongada em relação aos demais inseticidas piretroides no mercado.

Tubo mata bicudo - O TMB (Tubo Mata-Bicudo) consiste em um tubo de papelão biodegradável, onde são pincelados óleo de algodão e um ingrediente ativo chamado Malathion. Na entrada superior do tubo é colocada o feromônio sintético para atração do bicudo, que, ao se chocarem com o tubo, se contaminam e morrem.

Informações completas do portfólio podem ser obtidas no www.fmcagricola.com.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação FMC

◄ Leia outras notícias