Publicado em: 26/08/2019 às 12:40hs
Monitorar as pragas da lavoura de forma precisa e eficaz através do celular. Essa é a proposta da ferramenta que será apresentada pela Aegro, desenvolvedora do software agrícola Aegro, durante o 12º Congresso Brasileiro do Algodão, que acontece de 27 a 29 de agosto em Goiânia (GO).
O dispositivo permite controlar os insetos-pragas que estão atacando a plantação e indica quando há possibilidade de danos econômicos ao produtor. Tudo isso, a partir do smartphone e do computador.
A ferramenta disponibiliza ao produtor planos de monitoramento diversos (ponto a ponto, pano de batida, etc.) e níveis de controle diferenciados por praga. Com base nas informações obtidas em campo, há a indicação de quando fazer a aplicação de defensivos ao atingir o nível de controle, por exemplo.
O agricultor também tem possibilidade de comparar os resultados antes e depois de uma aplicação e gerar relatórios por áreas específicas da fazenda. Desta forma, pode saber qual a média de infestação de pragas, qual o nível de controle e a severidade do ataque específicos naquele ponto da lavoura.
O monitoramento de pragas foi desenvolvido pela Aegro a partir de parceria com a Fialgo (Fundo de Incentivo ao Algodão de Goiás). Na primeira safra após a parceria, o sistema foi testado e adotado por 60 produtores de algodão - cultura que requer monitoramento rigoroso e quase diário.
Raul Maciel, gerente operacional da Fialgo, destaca a facilidade no uso do Aegro, que “automatiza o processo de monitoramento e armadilhamento para o bicudo, tornando as tarefas mais simples e mais fáceis de executá-las”, o que torna o processo “simplificado, porém preciso, na hora de obter respostas”, completa.
Além do monitoramento de pragas, a equipe da Aegro fará demonstrações do sistema de gestão agrícola durante o evento.
Fonte: Aegro
◄ Leia outras notícias