Publicado em: 19/06/2013 às 15:10hs
O treinamento, realizado em parceria com a Embrapa, teve como objetivo atualizar os técnicos da Instituição em diferentes aspectos do cultivo do milho, em especial no controle biológico da lagarta-do-cartucho - tema que será aprofundado pelos técnicos da Emater/RS-Ascar nos próximos meses.
O engenheiro agrônomo e entomologista da Embrapa Milho e Sorgo, do Estado de Minas Gerais, Ivan Cruz, falou sobre o manejo correto e a utilização da Trichogramma, uma vespa minúscula que parasita o ovo da lagarta e é uma alternativa sustentável para o controle da praga. “O que muitos produtores não sabem é que a lagarta, assim como todas as pragas, tem inimigos naturais. Para utilizar o controle biológico, o primeiro passo é identificar esses inimigos. As vantagens desta utilização são diversas, principalmente na questão ambiental, com a redução ou até a não utilização de agrotóxicos”, explicou.
O engenheiro agrônomo do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, Luiz Barcellos, explanou sobre a utilização bem sucedida do controle biológico da lagarta no município.
A capacitação também contou com palestras sobre os seguintes temas: fertilidade do solo, adubação orgânica e mineral em milho; produtividade da água em agricultura e previsão climática da safra 2013/2014; plantabilidade e avaliação de perdas em lavouras de milho; armazenamento de grãos na pequena propriedade e alternativas ecológicas para tratamento de grãos.
Fonte: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar
◄ Leia outras notícias