Pragas e Doenças

Brasil audita uvas argentinas para evitar praga

Cuidados visam ações contra a Lobesia botrana em uvas frescas


Publicado em: 25/03/2021 às 15:00hs

Brasil audita uvas argentinas para evitar praga

Foi concluída nesta segunda-feira (22) uma visita de inspeção técnica da delegação brasileira nas uvas argentinas, localizados nas províncias de San Juan e Mendoza, que fazem parte da cadeia produtiva da uva fresca.

A visita ocorria desde o último dia 15. O grupo verificou a implementação do Programa Nacional de Prevenção e Erradicação da Lobesia botrana e do Sistema de Medidas Integradas de Mitigação de Riscos (SMR)  para avaliar a importação de uvas frescas pelo Brasil sem tratamento com brometo.

Os auditores do Departamento de Sanidade Vegetal (DSV) do Ministério da Agricultura, percorreram e fiscalizaram o funcionamento das medidas de controle em vigor para prevenir a propagação da praga Lobesia botrana. O tour incluiu estabelecimentos de produção, embalagens e refrigeradores. 

Se o SMR for aprovado pelo Brasil, significaria uma melhora substancial nas condições de exportação, pois evitaria o tratamento quarentenário da fruta com brometo de metila, o que tem consequências na qualidade da fruta e encurta seu prazo de validade.

Os representantes do Brasil se mostraram satisfeitos com as medidas propostas pela Senasa para chegar a um acordo. O controle da entrada da praga no Brasil é um tema prioritário e está dentro de seu atual plano estratégico. Atualmente a chamada traça-da-uva é uma praga quarentenária ausente nos pomares brasileiros. A mariposa se alimenta dos cachos de uva e os contamina causando doenças fúngicas.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias