Pragas e Doenças

Argentina reforça cuidado contra praga da videira

As larvas e se alimentam dos cachos e dos frutos verdes, causando prejuízos


Publicado em: 26/11/2020 às 09:20hs

Argentina reforça cuidado contra praga da videira
Foto: Foto Renata Mota

O Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Alimentar da Argentina (Senasa) emitiu um aviso para que os produtores de uva que têm sua plantação em área de quarentena da praga Lobesia botrana, na província de San Juan, façam a solicitação para o controle químico da praga. As atividades começam nesta segunda-feira (23). 

O objetivo é que a cobertura de toda a área seja feita até 15 de dezembro. Quem não cumprir a exigência deve sofrer as sanções do governo argentino Os produtores que complementaram com tratamento fitossanitário a primeira geração da praga , não são obrigados a realizar esta segunda aplicação.

Também chamada de traça-europeia-dos-cachos-da-videira, está classificada como quarentenária ausente no Brasil. As larvas e se alimentam dos cachos e dos frutos verdes, penetrando na baga e cachos, contaminando-os com suas fezes e expondo-os a contaminação com fungos (Botrytis, Aspergillus, Penicillium).

Na Argentina a praga está como quarentenária sob controle oficial. A praga esteve ausente na América do Sul até 2008, quando o Serviço Chileno de Pecuária Agropecuária (SAG) detectou sua presença em seu território. Por esse motivo, o Senasa declarou o alerta fitossanitário e implementou uma série de medidas de prevenção que estabelece, entre outras, a notificação obrigatória da presença da praga.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias