Pragas e Doenças

ANDEF ajuda em plano de combate à Helicoverpa Armigera

Evento aconteceu em Campinas/SP e promoveu a construção de uma política de combate à Helicoverpa armigera e outras pragas exóticas para o Estado de São Paulo


Publicado em: 27/09/2013 às 12:20hs

ANDEF ajuda em plano de combate à Helicoverpa Armigera

A ANDEF (Associação Nacional de Defesa Vegetal) participou ontem (26/09) do encontro Ameaças Fitossanitárias: Construção de uma Política de Combate à Helicoverpa armigera e outras pragas exóticas para o Estado de São Paulo, que reuniu mais de 250 pessoas na cidade de Campinas/SP.

Com a presença da secretária de agricultura de São paulo, Monica Bergamaschi, e órgãos como Defesa Agropecuária, SBDA (Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária), IAC (Instituto Agronômico de Campinas), MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) entro outros, foi proposta a criação de uma política de combate à Helicoverpa armigera e outras pragas exóticas.

“Tem que haver união entre governo, produtores e setor privado para que a agricultura do Brasil esteja protegida destes alvos perigosíssimos que podem causar danos econômicos graves as lavouras brasileiras”, pondera José Annes Marinho, gerente de educação da ANDEF.

O evento abordou temas desde a introdução de pragas no Brasil, identificação e diversidade genética, controle do “complexo de lagartas” na cultura da soja, distribuição geográfica, monitoramento e prevenção da resistência de pragas, até estruturação de serviços estaduais de Proteção Fitossanitária nos Estados Unidos. “Estamos empenhados em encontrar soluções para ajudar os produtos contra essas pragas”, afirma Luis Ribeiro, gerente de regulamentação estadual da ANDEF.

“Estas pragas que estão entrando no Brasil precisam ser avaliadas e as instituições precisam propor soluções urgentes a este problema tão grave”, afirma Ane Veronez, engenheira agrônoma do Centro de Fiscalização de Insumos e Conservação (CFICS).

Fonte: Alfapress Comunicações

◄ Leia outras notícias