Publicado em: 23/08/2013 às 15:15hs
O palestrante mencionou a importância de se investir em tecnologias para melhorar as condições do solo e das plantas para diminuir as perdas da produção. “É estimado um aproveitamento de 25% da produção total de soja no País. As perdas de produção chegam até 75%, sendo que 65% estão relacionadas aos problemas abióticos, como às questões do clima e fertilidade do solo, e 10% por problemas bióticos, com o aparecimento de pragas e plantas daninhas”, afirma.
Por esse motivo, segundo Inoue, é fundamental o fornecimento de nutrientes para adubação do solo e a fertilização das plantas para um melhor aproveitamento da produção de soja. O objetivo do fornecimento de nutrientes via foliar é corrigir, complementar e suplementar a nutrição da planta, favorecendo seu equilíbrio nutricional.
Para complementar, destacou ainda que a aplicação foliar de nutrientes é uma ferramenta útil para o manejo das lavouras. O entendimento da fisiologia e demanda nutricional da planta e sua interação com o ambiente é primordial, devendo ter um acompanhamento técnico. Dessa forma, é fundamental o maior investimento em pesquisa para o desenvolvimento de formulações diferenciadas que atendam as reais necessidades das culturas. “A nutrição foliar é uma realidade, basta a posicionarmos corretamente”, argumenta.
Fonte: Mecânica de Comunicação
◄ Leia outras notícias