Outros

Tocantins sedia Encontro Nacional das Comissões de Sementes e Mudas

A produção de frutas e grãos no Tocantins, atividades agrícolas em franco crescimento, ganham mais incentivos do Governo do Estado e entidades ligadas ao setor agropecuário


Publicado em: 10/06/2013 às 19:00hs

Tocantins sedia Encontro Nacional das Comissões de Sementes e Mudas

Para impulsionar ainda mais este segmento, será realizado no Tocantins a partir de terça-feira, dia 11, o “Encontro Nacional de Sementes e Mudas” das Regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste. O evento acontecerá, no auditório da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, na 201 Norte, em Palmas.

Segundo o engenheiro agrônomo da Seagro – Secretaria da Agricultura e Pecuária, Anderson Pereira, o evento é de fundamental importância para o avanço da produção de sementes e mudas sadias para a agricultura tocantinense. “A tendência da produção agrícola no Estado é crescer, por isso, a preocupação de fornecer aos produtores sementes e mudas sadias para alcançarmos melhores produtividades, cada vez mais, atendendo as demandas para o fornecimento das sementes aos produtores nas próximas safras”, enfatizou, acrescentando que “o encontro chama atenção também para o controle de entradas das sementes e mudas no Tocantins para que sejam de qualidades e sadias”.

De acordo com o presidente da CSM – Comissão de Mudas e Sementes, Marcino Pereira Lima, o encontro é uma ação, em conjunta das entidades envolvidas que visam melhores qualidades na produção das sementes e mudas. “Neste evento vamos mostrar aos produtores o que há de mais novo em tecnologia de ponta para alcançarmos alta produtividade na produção agrícola”, informou.

O evento é uma organização da Seagro, SFA – Superintendência Federal da Agricultura e CMS – Comissão de Mudas e Sementes. No encontro, participam produtores, técnicos agrícolas, fiscais agropecuários, pesquisadores, professores e acadêmicos das ciências agrárias, entre outros.

Programação

Dia – 11

8h - Credenciamento
8h30 - Reunião das comissões regionais de semente e mudas – (CSM/DFIA/MAPA).
18h – Abertura oficial – Autoridades presentes.
18h30 – Palestra Magma: Sistema Brasileiro de Sementes e Mudas – Palestrante – Narciso Barison Neto – Presidente da Associação Brasileira de Sementes e Mudas – ABRASEM.
19h30 – Coquetel de confraternização.

Dia – 12

8h – Produção de mudas e aspectos legais – Palestrante – Alonso da Mota Lamas (MAPA).
9h45 – Coffe Break
10h – Produção de sementes de forrageiras tropicais – Palestrante – Marcos Roveri José – Gerente Executivo – UNIPASTO.
12h - Intervalo – almoço
14h – Produção de mudas de banana e abacaxi – Palestrante – Aristóteles Pires de Matos – Embrapa – Mandioca e Fruticultura.
15h30 – Evolução do setor de sementes e mudas no Tocantins – Palestrante – José Dourado Júnior – secretário executivo da CSM-TO.
16h – Coffe Break
16h15 – Tecnologia na produção de mudas de seringueira – Instrução Normativa – n-29/2009.

Dia – 13

8h – Caso de sucesso na produção sementes de soja nas várzeas tocantinenses – Palestrante – Thiago Pinheiro e Fausto Garcia – Uniggel Sementes.
9h45 – Coffe Break
10h – Linhas de ação e apoio do MAPA à agricultura irrigada – José Silvério – MAPA.
12h – Intervalo – almoço.
14h – Sistema de gestão da fiscalização – módulo de controle da produção de sementes e mudas – Glauco Bertoldo – MAPA.
15h30 – Coffe Break
15h45 – MATOPIBA – Produção e logítica da nova fronteira agrícola – Palestrante – Rodrigo Gomes de Oliveira – presidente da Agência de Fomento – TO.

Dia – 14

6h30 – Saída para Lagoa da Confusão – Dia de Campo – visita a um campo de produção de sementes de soja em várzeas – Uniggel Sementes.
12h – Almoço de confraternização – Encerramento – Jalbas Aires Manduca – superintendente da SFA-TO e Jaime Café – Secretário de Agricultura – TO.

Fonte: Assessoria de Imprensa Seagro/TO

◄ Leia outras notícias