Publicado em: 31/03/2014 às 14:40hs
O sorgo é uma cultura de importância singular para a agropecuária brasileira, por sua habilidade de suportar melhor altas temperaturas e deficiência hídrica, sendo boa alternativa como espécie forrageira. Com o objetivo de difundir as principais tecnologias para sua produção e potencial de utilização, a revista Informe Agropecuário traz em sua nova edição o tema Sorgo: inovações tecnológicas.
Existem tipos distintos de sorgo para fins de grãos, silagem, pastejo, bioenergia e produção de vassoura. Essa variabilidade confere diferencial a esta espécie, por atender a diversos mercados, interesses e necessidades. Destaca-se também como boa opção na alimentação humana, por suas características funcionais e pela ausência de glúten, dieta requerida por pacientes com doença celíaca.
Estudos recentes têm atestado o potencial do sorgo como matéria-prima energética e a consequente abertura de um novo horizonte para os produtores. A entressafra da cana-de-açúcar, que vai de outubro a março, é o espaço que poderá ser ocupado nos aspectos técnico e econômico pelo sorgo sacarino.
Esta edição do Informe Agropecuário teve a coordenação dos pesquisadores Carlos Juliano Brant Albuquerque (EPAMIG Triângulo e Alto Paranaíba), Rogério Soares de Freitas (IAC) e André May (EMBRAPA Milho e Sorgo).
Fonte: EPAMIG
◄ Leia outras notícias