Outros

São Luiz Gonzaga: exemplo de safra farta em plena seca

Produtores que irrigam com pivô conseguem obter altos rendimentos


Publicado em: 31/01/2012 às 17:00hs

São Luiz Gonzaga: exemplo de safra farta em plena seca

Enquanto produtores de milho amargam perda de até 68% nesta safra devido à seca, agricultores que investiram em sistemas de irrigação devem ser compensados pela valorização dos preços e das altas produtividades. Um desses visionários é o agricultor Valdinei Donato, de São Luiz Gonzaga.

Os prejuízos após quebras consecutivas o levaram a apostar na irrigação. Passados 12 anos desde que adquiriu o primeiro pivô, ele não se arrepende de nenhum centavo gasto para proteger os 400 ha de milho e os 200 ha dos 1,1 mil ha de soja da seca. Em plena estiagem, comemora produtividade de 205 sacas/ha, um incremento de 2,5% em relação ao ciclo passado e alta de 20% nas primeiras sacas vendidas por R$ 30,00.

No entanto, esse é um luxo para poucos. Conforme a Comissão de Irrigação da Farsul, apenas 1% da área cultivada no Estado com feijão, milho, soja e trigo possui pivô central, o que corresponde a 70 mil hectares. De acordo com o coordenador da Comissão de Irrigação da Farsul, João Augusto Telles, o equipamento é o preferido nas lavouras gaúchas por ser mais prático e reduzir a mão de obra, além de estar entre os métodos mais acessíveis, com custo médio de R$ 5 mil/ha.

Fonte: VALLEY VALMONT

◄ Leia outras notícias