Outros

Revisão da tarifa antidumping para o alho

Os deputados federais Valdir Colatto (PMDB-SC) e Nelson Marquezelli (PTB-SP), juntamente com o presidente da Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa), Rafael Corsino, estiveram reunidos, no dia 21, com o secretário executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex), André Alvim de Paula Rizzo para tratar do antidumping do alho importado da China


Publicado em: 23/08/2013 às 15:25hs

Revisão da tarifa antidumping para o alho

A intenção do setor é a revisão e a posterior renovação do antidumping, a ser imposto ao alho chinês. A não renovação pode ocasionar riscos e prejuízos para a produção brasileira. O processo se encontra agora em fase técnica, mas até o próximo mês, o Departamento de Defesa Comercial (DECOM), da SECEX/MDIC deverá emitir seu parecer. Logo após, o processo será enviado a Camex que dará a decisão final.

“Essa revisão representa segurança jurídica aos produtores para que continuem a plantar, garantindo, de forma leal, uma concorrência com o produto importado”, afirmou o deputado Colatto.

Existe ainda a preocupação do setor de que algumas empresas possam conseguir uma margem diferenciada na tarifa antidumping. “Caso isso seja autorizado prevemos um cenário de absoluta concentração na distribuição de alho no Brasil, um verdadeiro cartel! A consequência final dessa medida seria a extinção da cultura no Brasil, uma cadeia que é o sustento de mais de 3 mil famílias da agricultura familiar no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina e gera 33 mil postos de trabalho no Cerrado”, ressaltou o presidente da Anapa, Rafael Corsino.

O que é o dumping?

É uma prática comercial que consiste em uma ou mais empresas de um país venderem seus produtos, mercadorias ou serviços por preços extraordinariamente abaixo de seu valor justo para outro país (preço que geralmente se considera menor do que se cobra pelo produto dentro do país exportador), por um tempo, visando prejudicar e eliminar os fabricantes de produtos similares concorrentes no local, passando então a dominar o mercado e impondo preços altos. Esta técnica é utilizada como forma de ganhar quotas de mercado.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Deputado Federal Valdir Colatto

◄ Leia outras notícias