Publicado em: 12/07/2013 às 15:10hs
Promovido pela Fundação de Educação para o Associativismo , o PAIS possui três metas básicas: produzir alimento saudável para o sustento da família, incrementar e complementar a renda e preservar o meio-ambiente através de prática agroecológica. Para tanto, os beneficiários irão receber uma verba de R$ 7 mil reais para a construção de um sistema integrado de produção que articula hortaliças, frutas, legumes, ervas aromáticas e animais.
O técnico agrícola do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Soledade, Daniel Leite, explicou aos produtores selecionados as diversas fases de preparação do sistema na propriedade como a construção de um galinheiro – que será responsável pelo fornecimento de adubo-, a preparação dos canteiros, a criação de um sistema de irrigação por gotejamento, a compostagem e a criação de um quintal agroecológico. Para concretizar o processo os agricultores vão receber capacitações, a primeira será realizada no final deste mês, no Centro de Treinamento de Agricultores em Venâncio Aires (CETAVA).
Daniel destacou que o município precisa de produtores comprometimentos com a produção de alimentos orgânicos. “Programas do governo federal como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), preveem que parte da produção adquirida dos agricultores familiares seja orgânica, estas famílias beneficiadas com o PAIS também podem ter um mercado para comercializar os seus produtos”, disse.
O produtor João Amarante, da comunidade de Raia da Pedra, interior de Soledade, foi um dos selecionados para participar do PAIS. “Espero produzir e fazer com que o programa seja bem-sucedido. Já tenho produção orgânica na minha propriedade, mas apenas para consumo da minha família. Com o programa pretendo aumentar esta produção e comercializar para aumentar minha renda”, frisou.
Também participaram da reunião o técnico agrícola, Ari Lorenz, e a extensionista rural de Bem-Estar Social, Juliane da Conceição, ambos do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Soledade.
Fonte: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar
◄ Leia outras notícias