Publicado em: 20/02/2013 às 18:10hs
O município de Goiatuba, uma das novas fronteiras agrícolas de Goiás, recebeu nesta terça-feira a 2ª etapa do Rally Ceagro/Expedição Safra. Um comboio de mais de 30 veículos percorreu plantações de soja e milho da região onde foram realizadas minipalestras sobre as novidades que começam a chegar ao campo.
Cerca de 70 participantes, entre produtores rurais, técnicos e representantes da cadeia produtiva de grãos, tiveram a oportunidade de conhecer novas técnicas e cultivares que estão sendo testados para diminuir os riscos da produção e aumentar a produtividade das lavouras de forma sustentável.
O grupo teve a oportunidade de conhecer a Unidade de Beneficiamento de Sementes da Ceagro - Grupo Los Grobo em Goiatuba, que tem capacidade para armazenar até 400 mil sacas de sementes. Durante a visita, os participantes conheceram todo o processo de produção, desde o plantio até o ensacamento das sementes, entre elas cultivares da Soytec e da Quimisol.
Lavouras
Uma equipe da Expedição Safra participou do dia de campo itinerante para checar in loco o andamento da colheita no Sul de Goiás, que neste ciclo está cultivando cerca de 460 mil hectares da oleaginosa. Segundo o levantamento, os trabalhos no campo estão apenas começando. A maior parte das lavouras ainda está verde, porém não há preocupação por parte dos produtores quando ao prazo para finalizar a colheita, já que a região não tem tradição de plantar a 2ª safra.
A expectativa no estado é de uma boa colheita mesmo com o veranico que atingiu a região no início do plantio. Segundo a Expedição, a produtividade deve ficar em média de 55 sacas por hectare na região e a comercialização em torno de R$ 56,00 reais por saca, R$ 10,00 a mais do que no ano passado. A boa rentabilidade incentivou os produtores e neste ciclo a área plantada está 5% maior na comparação com o ciclo 2011/12. Pela apuração da Expedição, a soja ocupou áreas que antes eram destinadas a pastagem e ao milho por causa dos preços alcançados pela oleaginosa.
Aliança
O Rally é resultado de uma aliança estratégica firmada em 2011 entre a Ceagro - Grupo Los Grobo e a Expedição Safra, especialista no levantamento da produção de grãos no Brasil, com o objetivo de levar informação profissional de qualidade até o campo. “Levamos até o produtor assuntos que realmente interessam a ele”, afirma Cassiano Prado, diretor comercial da Ceagro.
Para Prado, o formato adotado pelo Rally tem atraído cada vez mais participantes, já que a procura por cada etapa vem aumentando em comparação com os dias de campo promovidos em 2011/12, primeiro ciclo em que o projeto foi realizado em conjunto pelos parceiros.
O diretor comercial explica que a parceria também tem ajudado na divulgação de informações reais e de qualidade sobre o que ocorre de fato no campo. Segundo ele, o agronegócio vive o seu melhor momento no país e, por esse motivo, é de extrema relevância informar a sociedade sobre o que é desenvolvido no campo, uma agricultura de alto nível e que não agride o meio ambiente. “Hoje as pessoas tem uma visão mais clara do que acontece no campo, elas enxergam a agricultura como um dos pilares da economia do país. Um exemplo foi que o enredo sobre a figura do agricultor foi campeão do carnaval carioca”, destaca.
Novas etapas
Depois de Goiatuba será a vez de Gurupi – TO receber uma etapa do Rally no dia 22/02. O dia de campo itinerante começou em Canarana –MT, no mês de janeiro, onde mais de 100 participantes conheceram cultivares desenvolvidas especialmente para região do Vale do Araguaia. Em fevereiro, o Rally ainda será realizado no dia 28 em Balsas (MA) e Bom Jesus (PI). Ao todo, cerca de 400 agricultores devem acompanhar os roteiros neste ano.
Sobre a Expedição Safra
Na estrada desde o ciclo 2006/07, a Expedição Safra realiza um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos da América do Sul à América do Norte. A sondagem periódica ocorre em 14 estados brasileiros, mais as regiões produtoras dos Estados Unidos, Paraguai e Argentina. Para ampliar a discussão de mercado, nas últimas duas safras os técnicos e jornalistas estenderam o trabalho de campo com incursões à Europa (Alemanha, Holanda, Bélgica e França) e China. E nesta temporada desembarca na Índia. Desenvolvida pela Gazeta do Povo, do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), na edição 2012/13 a Expedição conta com apoio técnico da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Toyota e apoio institucional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com patrocínio do grupo Ceagro/LosGrobo, Governo do Paraná, New Holland, Caixa, UPL/DVA, Intacta RR2 PRO e Seara. Mais informações: www.expedicaosafra.com.br.
Fonte: CNC COMUNICAÇÃO
◄ Leia outras notícias