Outros

Raças crioulas são novidade no Seminário de Agrobiodiversidade

Parceria entre Embrapa e Emater valoriza o conhecimento do agricultor, através do papel do guardião de sementes e do guardião de animais


Publicado em: 14/07/2014 às 15:10hs

Raças crioulas são novidade no Seminário de Agrobiodiversidade

O aumento da população e uma consequente urbanização e renda, levará ao aumento da demanda por alimentos com alterações dos hábitos alimentares da sociedade. Segundo dados da OCDE, nos próximos 10 anos a demanda por alimentos crescerá 20% e caberá ao Brasil atender 40% desse crescimento. Um forma de garantir alimentos e uma alimentação segura, é valorizar o conhecimento do agricultor, através da manutenção e preservação das sementes crioulas e do papel do guardião de sementes.

A Embrapa Clima Temperado, em Pelotas/RS, preocupa-se na recuperação do saber do agricultor e neste reconhecimento da atuação do guardião. Assim, vem ao longo de quatro anos realizando o Seminário de Agrobiodiversidade e Segurança Alimentar. Esta edição, acontece nas dependências da Unidade de pesquisas, durante os dias 15 e 16 de julho.

O projeto de sementes crioulas é um trabalho que envolve desde o resgate das variedades tradicionais, com procedências variadas, que podem ser oriundas da pesquisa, mas que ao longo de um tempo considerável (10 a 15 anos), incorporou características daquele ambiente aonde está inserida. O projeto de pesquisa envolve sementes (grãos), mas com o desenvolvimento das atividades, foram incluídas novos materiais como plantas alimentícias não-convencionais, mudas vegetativas, plantas medicinais e raças animais crioulas. "Inclusive, a programação vai apresentar o guardião de animais, como aves, suínos, abelhas e outros ", adianta o pesquisador Gilberto Bevilacqua. Para ele, todo o material de pesquisa é oriundo da experimentação feita pelo agricultor. "Há algum tempo, o que tinha valor era o material vindo da pesquisa, e o que o agricultor utilizava e fazia nas suas próprias experimentações não tinha importância", ressalta. E a pesquisa, está trabalhando na recuperação dessas variedades tradicionais, na busca do controle de geração dessas sementes e na motivação dessa prática. "Dentro da programação desta edição será realizada um troca-troca de sementes entre os guardiões e agricultores participantes para estabelecimento de compartilhamento de saberes e ainda, discutido os avanços realizados a partir da carta aberta feita no seminário de 2013", fala o pesquisador e coordenador do evento, Irajá Antunes.

Outro momento de impacto do Seminário será quando o público infantil falará sobre a capacitação dos guardiões mirins.

Para acessar a programação, está disponível em http://www.cpact.embrapa.br/eventos/2014/julho/seminario-agrobiodiversidade/arquivos/folder-programacao.pdf. As inscrições podem ser feitas no ato do evento.

Fonte: Embrapa Clima Temperado

◄ Leia outras notícias