Publicado em: 19/05/2015 às 17:10hs
Considerado um período em que às vendas tradicionalmente caem, principalmente as folhosas, outros alimentos entram no topo da lista dos consumidores como os legumes, entre eles brócolis e couve-flor, e rúcula e couve-manteiga. “Apesar de serem folhosas, é possível cozinhá-las e combinam com pratos quentes – os mais procurados para essa época do ano”, destaca Danilo Duarte, associado da Aphortesp (Associação dos Produtores e Distribuidores de Hortifrúti do Estado de São Paulo).
Segundo a Associação, os brasileiros têm por cultura aumentar o consumo de saladas e alimentos frescos somente no verão. Mas é importante lembrar da importância do consumo delas para a saúde. “São fontes de vitaminas, fibras e outros componentes com propriedades funcionais. Alimentos fundamentais pra uma vida saudável”, destaca o associado.
Uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelou que o consumo médio de frutas, legumes e verduras pelo brasileiro é inferior a metade recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que diz que o ideal é consumir pelo menos 400g/dia. Enquanto os brasileiros atingem 132g/dia. “Nosso trabalho é produzir alimentos frescos, de qualidade e seguros para o consumidor. Trabalhamos com excelência para que seja um processo sustentável e consideramos a horticultura fundamental para a sociedade. É o complemento de um cardápio saudável, já que são alimentos fundamentais para uma dieta balanceada, proporcionando prevenção de doenças e melhor qualidade de vida quando se coloca o consumo de hortaliças no dia a dia as pessoas”, finaliza Duarte.
Sobre a Aphortesp
A Aphortesp (Associação dos Produtores e Distribuidores de Hortifrútis do Estado de São Paulo) foi criada em 2004, sendo atualmente composta por 12 associadas e com uma rede de mais de 700 produtores parceiros fornecendo frutas, legumes e verduras (FLV). O objetivo da Associação é representar o segmento de hortifrúti, promovendo a difusão de conhecimento científico, tecnológico, de comercialização e de marketing. Além da integração da cidade e do campo, difundindo e valorizando o trabalho do produtor de hortifrúti.
Fonte: Aphortesp
◄ Leia outras notícias