Outros

Produtor investe no plantio direto e em espécies nativas

João Francisco, produtor na região de Londrina, fez a recomposição de sua mata ciliar há quatro anos, com o apoio de técnicos do Emater e estudantes universitários que ajudaram no monitoramento da área


Publicado em: 16/06/2014 às 16:10hs

Produtor investe no plantio direto e em espécies nativas

A técnica utilizada na área foi o plantio direto com mudas de espécies nativas da região.

O produtor conta que com a regularização ambiental da área ficou mais fácil o acesso ao crédito. "No começo é difícil, mas depois percebi melhorias na área", observa. Francisco percebeu a volta da fauna e a regularização do clima na região com os 30 metros de mata ciliar que recompôs às margens do riacho que passa dentro de sua propriedade. "Depois da recuperação, utilizamos essa área até mesmo para lazer", comemora.

Técnicas

Atualmente existem diversas técnicas para a recuperação de uma determinada área degradada. Qual adotar vai depender muito da fisionomia da área e também da disponibilidade de recursos do produtor para a sua execução. Uma das mais conhecidas é a técnica de plantio direto com mudas de espécies nativas.

Caso o produtor opte por esse sistema, a manutenção dessa área deve ser constante nos primeiros anos, principalmente para o controle de espécies invasoras, como a braquiária e o capim colonião. Com relação às pragas, a exemplo das formigas cortadeiras ou até mesmo a invasão do gado, caso o produtor também trabalhe com pecuária, o monitoramento deve ser constante.

Para começar, o dono da área deve iniciar o plantio de espécies mais rústicas e de crescimento rápido, chamadas de pioneiras. Escalonar o plantio com espécies de crescimento mais lento, chamadas de secundárias, pode ser uma outra alternativa. Porém, vale salientar que essas espécies precisam de um sombreamento maior. Por isso, é sempre bom consultar um especialista no assunto na hora de iniciar um projeto.

Outra técnica recomendada para uma área que já possui fragmentos de mata nas proximidades é a nucleação. O sistema consiste na criação de ilhas de vegetação ou núcleos que se expandem ao longo da área. Dentro desta técnica, podem ser instalados poleiros para facilitar a distribuição de sementes por meio das aves. Ao ingerir a semente de um determinado fruto, a ave irá defecá-la nas proximidade do poleiro, disseminado assim a semente no solo.

Para aqueles que não possuem recursos suficientes para adotar os processos acima, o produtor poderá cercar a área e deixar que a natureza faça a regeneração natural. Mas é bom lembrar que o processo é bastante lento. Além dessas técnicas citadas acima, existem outras muito eficientes para recuperar uma área degradada. O importante é consultar a assistência técnica antes de adotá-las.

Fonte: Folha Web

◄ Leia outras notícias