Publicado em: 19/08/2015 às 09:45hs
Estes fatores vêm retirando a competitividade do produto, segundo dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na segunda quinzena de agosto.
Este fato, aliado à manutenção dos preços pelas indústrias, fez a grande maioria dos agricultores que plantavam girassol migrarem para o milho segunda safra, onde os custos são menores e a lucratividade acaba compensando, visto que são culturas equivalentes, ou seja, o produtor pode optar pelo cultivo de ambas. Desta forma, deverá haver uma redução de 42,7% na produção da safra 2014/15, devendo atingir 116,5 mil toneladas. A área está estimada em 86,4 mil hectares, uma redução de 31,5% em relação à safra passada, que foi de 126,2 mil hectares. Na produtividade a estimativa é de queda de 16,3%, reflexo de pouca tecnologia e tratos culturais diferenciados de culturas tradicionais como soja, milho e algodão, obtidas pelos produtores no cultivo do girassol.
Apesar disso, sabe-se do empenho dos produtores em difundir o conhecimento que alcançaram entre os demais que têm investido no cultivo desta cultura. Se confirmado, a produção deve corresponder a 76,8% da produção brasileira. O girassol encontra-se com 90% dos grãos colhidos.
Em Goiás houve acréscimo na área plantada em 76,2% em relação à safra anterior, uma vez que a cultura depende de contrato firmado com empresa que produz óleo de girassol. As áreas plantadas encontram-se colhidas e são destinadas à produção de óleo para a indústria, visto que pequenas áreas são destinadas à produção de ração para pássaros.
Em Minas Gerais os levantamentos apontam para um acréscimo de 23,9% na área cultivada com girassol, passando de 11,3 mil hectares para 14 mil hectares na safra atual, em função da expectativa de boa rentabilidade da lavoura. A produtividade média esperada é de 1.517 k/ha, 10,1% acima do ano anterior, e a produção poderá atingir 21,2 mil toneladas, o que representa um acréscimo de 35,9% em relação à safra passada. O plantio teve início em fevereiro, mas foi mais expressivo em março e abril. A colheita teve início em junho, mas só deverá ser intensificada em agosto. Lavouras predominantemente em fase de maturação.
Fonte: Conab - Companhia Nacional de Abastecimento
◄ Leia outras notícias