Publicado em: 15/09/2025 às 11:45hs
A última semana registrou um cenário de oferta limitada de mandioca em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). Pesquisadores apontam que o baixo interesse na comercialização das raízes do 1º ciclo, motivado pela menor rentabilidade, aliado às condições de clima seco, que paralisaram atividades em diversos campos, sustentou a valorização do produto.
Entre os dias 8 e 12 de setembro, a média nominal a prazo da tonelada de mandioca posta fecularia alcançou R$ 487,54 (R$ 0,8479 por grama de amido), o maior valor registrado em oito semanas. O aumento semanal foi de 4,3%, configurando a maior elevação desde outubro de 2021.
O Cepea estima que o volume de mandioca esmagada nas fecularias tenha sido de 43,7 mil toneladas na última semana, 8% abaixo da semana anterior. No acumulado da primeira quinzena de setembro, o total ficou 20% inferior ao mesmo período de agosto.
Como consequência da menor moagem, a ociosidade industrial aumentou, atingindo 60,8% da capacidade instalada, segundo levantamento do centro de pesquisas.s
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias