Outros

Ponte Preta recebe produtores da região para tarde de campo sobre forrageiras de inverno

A Emater/RS-Ascar e a Embrapa Trigo, juntamente com entidades parceiras, promoveram tarde de campo com destaque para integração lavoura pecuária sobre forrageiras de inverno.


Publicado em: 02/09/2013 às 09:40hs

Ponte Preta recebe produtores da região para tarde de campo sobre forrageiras de inverno

A propriedade da família Fries, de Ponte Preta, recebeu produtores dos municípios de Quatro Irmãos, Jacutinga, Cruzaltense, Campinas do Sul, Paulo Bento, Benjamin Constant do Sul, Erechim, e Ponte Preta. Também participaram secretários municipais da Agricultura e técnicos da Emater/RS-Ascar, representantes de sindicatos e do Sicredi. Na propriedade da família foi instalada uma unidade experimental com parcelas de pastagens de inverno com variedades de aveia, centeio, azevém, e trigo duplo propósito. Numa das parcelas, foi implantada a Festuca Quantum que é uma nova cultivar de cereal de inverno de duplo propósito. De acordo com o pesquisador da Embrapa, os cereais de duplo propósito já são utilizados em países como Estados Unidos, Argentina, Uruguai, entre outros.

O agrônomo da Emater/RS-Ascar, Vilmar Fruscalso, destacou as vantagens econômicas da atividade leiteira, bem como as alternativas de produção e renda que podem advir da agricultura familiar, como turismo rural, reflorestamento, biodiesel, entre outras possibilidades econômicas que podem ser rentável na propriedade. Também fez comparativos de rentabilidade econômica da atividade leiteira em relação à produtividade de grãos. Além das vantagens econômicas, Fruscalso chamou a atenção para a qualidade de vida no campo.

O pesquisador da Embrapa Paulo Ernani Ferreira e o técnico agrícola Evandro Lampert orientaram sobre o manejo, vantagens econômicas, qualidade, valor nutricional das forrageiras de inverno. Ferreira também expôs as vantagens do trigo duplo propósito, cultivado tanto para pastejo como para produção de grãos.

A propriedade da família, com 55, 5 hectares, tem a atividade leiteira uma das principais renda da propriedade, que tem mais de 70 animais, sendo 32 vacas leiteiras, oito secas, 22 animais de reposição e 30 para engorda. A produção leiteira é de 20.830 litros por mês. Em uma das estações, o produtor Edvino Fries, de 74 anos, e sua esposa Ana Ida Fries, de 68 anos, acompanhados dos filhos, relataram a experiência com a atividade. São três gerações presentes na propriedade. Edvino Ivo Fries foi produtor modelo em 1983, quando recebeu medalha do INCRA pela recuperação do solo na região com apoio da Emater/RS-Ascar. O relato da família também foi acompanhado pelo médico veterinário do escritório municipal de Ponte Preta Frederico Modri Neto. “É preciso fazer tudo com muito amor e dedicação”, resumiu dona Ana. Quando vieram de Três Palmeiras para a região, a atividade leiteira era apenas para subsistência da família e, hoje, é a principal atividade econômica da propriedade.

Abertura – O evento foi aberto pelo prefeito de Ponte Preta, Ademir Sakrenzenski, pelo vice-prefeito Eurelice Betiato, pelo gerente adjunto do escritório Regional da Emater/RS-Ascar, Paulo Trierveiler, pelo representante da Embrapa, Paulo Ernani Ferreira. A Emater, a Embrapa e a prefeitura agradeceram a família Fries por disponibilizar a área para implantação da Unidade Experimental, cuja semeadura das forrageiras iniciou em maio, possibilitando desta forma à tarde de campo sobre o cultivo, manejo e vantagens das pastagens de inverno, as parcerias e as prefeituras dos municípios envolvidos.

A Emater/RS-Ascar e a Embrapa, com parcerias, também promovem tardes de campo sobre integração lavoura em Sertão, dia 4, e Erechim, dia 6 de setembro, onde também foram instaladas unidades experimentais com pastagens.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

◄ Leia outras notícias