Outros

Plantio direto acordou o Brasil para a sustentabilidade

A Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação comemorou os 40 anos de plantio direto no Brasil com cerimônia no Parque de Exposições Governador Ney Braga, em Londrina (PR), em 30/04


Publicado em: 08/05/2013 às 17:50hs

Plantio direto acordou o Brasil para a sustentabilidade

A Fundação Agrisus, única entidade privada que destina recursos próprios em apoio a projetos voltados à melhoria e conservação do solo, com vistas à sustentabilidade das atividades rurais, recebeu um troféu comemorativo por seu trabalho ao longo de 12 anos de atividade.

A entidade esteve representada pelo seu presidente, Antônio Roque Dechen, e seu secretário executivo, Ondino Cleante Bataglia, acompanhados pela pesquisadora do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Sonia Carmela F. Dechen. "A adoção do sistema do plantio no Paraná, há 40 anos, acordou o Brasil para a sustentabilidade do solo e da água", afirma o presidente.

Na ocasião, o pioneiro da implantação e divulgação do sistema no Brasil, Herbert Arnold Bartz, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual de Londrina (UEL), pelas mãos da reitora Nádina Moreno. O aniversário marca a colheita da primeira safra de soja cultivada na palha por Bartz na Fazenda Rhenania, localizada em Rolândia (PR). Hoje, cerca de 90% da área cultivada com grãos no Paraná utiliza o plantio direto. No país, a estimativa é de mais de 30 milhões de hectares de terra agricultável protegida pelo sistema.

Para Dechen, "a homenagem ao pioneiro Bartz representa o reconhecimento pelo meio acadêmico, não só de sua iniciativa pioneira, como de seu trabalho de verdadeiro apóstolo do Plantio Direto, ao divulgá-lo por todo o país”.

Fonte: Fundação Agrisus

◄ Leia outras notícias