Outros

Nunhems apresenta novas variedades de alfaces com fácil desfolheamento

Projeto global da empresa visa ampliar consumo de hortaliças minimamente processadas, com desfolheamento das folhas em um único corte. Linha Multileafs apresenta alfaces com resistência ao Míldio e maior prazo de validade para o consumidor final


Publicado em: 22/08/2013 às 10:30hs

Nunhems apresenta novas variedades de alfaces com fácil desfolheamento

A Nunhems, unidade de sementes vegetais da Bayer CropScience, lança no mercado brasileiro a linha de alface MultiLeafs, projeto global da companhia para hortaliças minimamente processadas,  composta das variedades MultiBlond 3, MultiGreen 3 e RedFlash. O destaque deste produto está em oferecer fácil desmenbramento, no qual as folhas são separadas em um único corte, além de oferecer aspecto visual atrativo e sabores diferenciados.

A alface é uma das hortaliças mais consumidas no Brasil, com aquisição domiciliar per capita anual de aproximadamente 1,006 kg e área ocupada para cultivo de 90,7 mil hectares, segundo dados da Embrapa. As variedades crespa, lisa e americana representam mais de 85% da produção nacional, especialmente por serem as mais consumidas.

De acordo com Viniciuis Bueno, gerente de vendas da Nunhems, além das características visuais, do aproveitamento pós-colheita e a facilidade no manuseio, o produto oferece diferenciais ao agricultor devido à possibilidade de maior valorização do metro quadadro da área cultivada, pois a linha Multileafs é recomendada para plantio em espaçamento mais adensado (20x20 ou 15x15), o que aumenta em até 50% o número de pés da verdura por hectare, maximizando assim a mão de obra e consequentemente a rentabilidade do produtor.

Vinicius enfatiza ainda que as novas variedades podem ser cultivadas em Hidroponia, campo aberto ou em túnel. Para o consumidor, os grandes atrativos estão nos sabores diferenciados e no melhor aproveitamento da hortaliça, já que ela tem maior durabilidade nas gôndolas ou na geladeira do que as alfaces convencionais.

Outro pronto destacado pelo gerente de vendas da Nunhems, é que um dos grandes desafios enfrentados pelo produtor de alface é o controle de algumas das principais doença da cultura, especialmente o Míldio, causada pelo fungo oomiceto Bremia lactucaemildio, que pode atacar em todas as fases de desenvolvimento da planta e causar a destruição completa do pé.

Vinicius esclarece que a linha Multileaf é composta por semestes híbridas, melhoradas geneticamente, de forma a propiciar a resistência genética a quase todas as raças deste fungo, e que este genotipo diferenciado garante, ainda, melhor manejo sanitário e menor custo de produção. “Ainda assim, é preciso ficar atento às outras doenças que causam danos econômicos no cultivo da hortaliça, como os vírus Mosaico e Vira-Cabeça, os fungos Podridão de Esclerotinia, Queima da Saia, Septoriose e Cercosporiose, além das bactérias Mancha Bacteriana e Podridão Mole”.   

Alfaces Multileafs

A MultiBlond 3 é uma mini alface Crespa Lollo Bionda, de coloração verde clara e resistência ao míldio das raças 1 a 27, uma das principais doenças da cultura. Na fase adulta, produz cerca de 30 folhas totalmente repicadas, o que permite seu total desfolhamento com apenas um corte. É de fácil higienização e aceita muito bem a colheita mecanizada. Seu sabor é muito suave e suas folhas, crocantes.

Na mesma linha de processoamento, a MultiGreen 3 também é de prático desfolhamento e higienização. É uma mini alface de cor verde escura no formato Oak Leaf que, na fase adulta, produz cerca de 22 folhas completamente repicadas e sabor mais doce e suave. Além de ser um material precoce, esta variedade também tem resistência ao míldio das raças 1 a 26.

Já a RedFlash tem como diferencial sua cor extremamente roxa, de brilho intenso. Apesar de ser uma alface baby, forma 12 folhas em sua fase adulta, com textura grossa e crocante e sabor suave, aumentando ainda mais seu prazo de validade nas prateleiras. Assim como as outras vairedades da linha Multleafs, a RedFlash tem resistência ao míldio das raças 1 a 27.

Fonte: S2Publicom – Assessoria de Imprensa

◄ Leia outras notícias