Outros

Novo modelo de emissão do PTV já está sendo testado

Burocracia do processo de emissão da Permissão de Trânsito Vegetal dificulta setor produtivo do mamão. Brapex trabalha pela melhoria no sistema atual


Publicado em: 21/03/2012 às 08:05hs

Novo modelo de emissão do PTV já está sendo testado

A Emissão do PTV, documento de Permissão de Trânsito Vegetal, necessário para o setor produtivo do mamão e de outros produtos agrícolas, foi debatida em reunião realizada, em Brasília, na última terça-feira (13), na Câmara Setorial da Fruticultura do Ministério da Agricultura.  A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex) esteve representada pelo engenheiro agrônomo e consultor da entidade, Geraldo Fereguetti.

Atualmente, para emissão do PTV, o produtor precisa, de posse do CFO (Certificado Fitossanitário de Origem), emitido pelo engenheiro agrônomo, se deslocar até um escritório de defesa sanitária para pegar o documento de permissão de trânsito do seu produto para fazer o transporte. Atendendo a necessidade de desburocratização do sistema, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) apresentou uma proposta de modelo de emissão informatizada. “O agrônomo prepara o CFO eletronicamente e encaminha ao escritório da defesa sanitária, que disponibiliza a guia de transporte (PTV), e também a possibilidade de pagamento, de forma eletrônica. Com isso, o produtor não precisará se deslocar até a cidade, já que tem a possibilidade de fazer tudo via internet ”, explica Fereguetti sobre a proposta apresentada.

O produtor rural terá um cartão com identificações do seu registro no escritório de defesa e todo esse processo de emissão do PTV será eletrônico. “Isso abre possibilidade para emissão das guias em qualquer hora. Hoje, às vezes, em feriados e finais de semana, o produtor não consegue fazer isso. A ideia já está sendo testada na Bahia. É um sistema muito bom. Precisamos que o Espírito Santo adote também para eliminar de vez essa burocracia”, destaca o agrônomo.

Fonte: Assessoria de Comunicação Brapex

◄ Leia outras notícias