Publicado em: 29/05/2014 às 07:50hs
O seminário visa contribuir para a competitividade do setor, trazendo renomados palestrantes que irão abordar temas como incertezas climáticas, gastronomia, enoturismo, suco de uva orgânico e ações para o desenvolvimento da vitivinicultura, no dia 5 de junho (veja programa completo abaixo). Já na sexta-feira, dia 6, os participantes realizarão uma visita orientada à Guatambu Estância do Vinho, em Dom Pedrito (RS).
Um dos destaques da programação será o painel relacionado ao Projeto Desenvolvimento da Indicação de Procedência Campanha para vinhos finos e espumantes, que tem como principal objetivo criar as bases para o desenvolvimento ordenado da produção vitivinícola na região da Campanha, a partir de uma série de ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Entre os assuntos que serão apresentados por pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho, instituição que lidera o projeto, estão as estratégias para avaliação dos vinhos, manejo da planta e indicação geográfica.
O IX Seminário de Vitivinicultura da Metade Sul do RS é uma promoção de Comitê de Fruticultura da Metade Sul do RS, Embrapa Uva e Vinho, Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), Emater-RS/Ascar, Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e Associação de Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha. O público-alvo do evento são empresários, vitivinicultores, técnicos, estudantes e lideranças setoriais e políticas.
O valor da inscrição para o Seminário é de R$ 25,00. Mais informações sobre o evento com o Comitê de Fruticultura da Metade Sul – e-mail: comitefrut@gmail.com ou telefones: (53)8437-4809 ou (53)8411-3071.
Dia 5
9h - Abertura
9h45 - Palestra de abertura: "A vitivinicultura frente às incertezas climáticas presentes e futuras".
Palestrante: Evaristo Eduardo de Miranda (Embrapa Monitoramento por Satélite)
11h – Painel: Gastronomia e enoturismo.
Moderador: Jorge Luiz Hoffmann (Câmara Setorial da Vitivinicultura do RS)
11h – Palestra 1: Gastronomia. Painelista: Jussara Dutra (Palácio Piratini)
11h25 – Palestra 2: Enoturismo. Painelista: Ivane Fávero (Secretaria de Turismo de Garibaldi)
11h50 – Discussão
12h – Abertura da Mostra de Vinhos da Campanha Gaúcha
12h10 - Almoço
14h - Painel: O Projeto Sibratec/Recivitis "Vinhos da Campanha" e a abordagem tecnológica para vitivinicultura regional.
Moderador: José Fernando da Silva Protas (Embrapa Uva e Vinho)
14h - Palestra 1 - Indicação Geográfica Vinhos da Campanha - Painelista: Jorge Tonietto (Embrapa Uva e Vinho)
14h30 - Palestra 2 - Estratégias do Projeto para manejo da planta - Painelista: Henrique Pessoa dos Santos (Embrapa Uva e Vinho)
15h - Palestra 3 - Estratégias do Projeto para avaliação da qualidade dos vinhos da Campanha - Painelista: Celito Crivellaro Guerra (Embrapa Uva e Vinho)
15h45 - Intervalo
16h – Ações do Ibravin para desenvolvimento da vitivinicultura - Palestrante: Carlos R. Paviani (Ibravin)
16h45 - Palestra: Produção de suco de uva orgânico: experiências da Serra Gaúcha e potencial para a metade Sul do RS
17h45 - Coquetel e degustação de vinhos da metade sul do RS
Dia 6
9h às 13h – Visita orientada à Guatambu Estância do Vinho (Dom Pedrito- RS)
Informações e inscrições: Comitê de Fruticultura da Metade Sul – e-mail: comitefrut@gmail.com ou telefones: (53)8437-4809 ou (53)8411-3071.
Fonte: Embrapa Pecuária Sul
◄ Leia outras notícias