Outros

MANDIOCA: Clima inviabiliza colheita e oferta segue baixa

Apesar da intenção de produtores em avançar com a colheita de mandioca de primeiro ciclo, o clima – excesso de chuvas em algumas regiões e seca em outras – atrapalhou os trabalhos de campo


Publicado em: 25/11/2013 às 13:10hs

MANDIOCA: Clima inviabiliza colheita e oferta segue baixa

Mesmo com produtividade agrícola e rendimento industrial baixos, muitos agricultores querem aproveitar os preços crescentes, enquanto outros necessitam entregar áreas de arrendamento. Segundo pesquisadores do Cepea, com oferta ainda reduzida, o valor médio a prazo da tonelada de mandioca posta fecularia entre 18 e 22 de novembro foi de R$ 552,37 (R$ 0,9606/grama de amido na balança hidrostática de 5 kg), alta de 1% em relação à semana anterior e de 9,4% em quatro semanas.

Há expectativa de agentes para a melhora na oferta de mandioca nas próximas semanas. No entanto, este cenário depende da manutenção dos patamares atuais das cotações do produto, para ser viável colher com a baixa produtividade de muitas áreas. Capitalizados, produtores podem se retrair ao menor sinal de queda nos preços. A demanda, por sua vez, deve se manter aquecida.