Outros

Lançado edital de oferta pública para produção e comercialização de sementes da BRS Hozan

A BRS Hozan, cultivar de alho lançada em 2013 pela Embrapa Hortaliças (Brasília, DF), abre a lista do primeiro Edital de Oferta Pública de 2014 da Embrapa para produção e comercialização de sementes de cultivares desenvolvidas por suas Unidades


Publicado em: 10/02/2014 às 08:50hs

Lançado edital de oferta pública para produção e comercialização de sementes da BRS Hozan

A BRS Hozan, cultivar de alho lançada em 2013 pela Embrapa Hortaliças (Brasília, DF), abre a lista do primeiro Edital de Oferta Pública de 2014 da Embrapa para produção e comercialização de sementes de cultivares desenvolvidas por suas Unidades. Através da licitação, a Embrapa Produtos e Mercado (Brasília, DF) oferece aos interessados em produzir e comercializar sementes do novo alho a oportunidade de parceria com a empresa de pesquisa agropecuária, e que inclui a permissão para o uso da marca “Tecnologia Embrapa” na venda do produto.

O edital com a oferta pública está disponível na página da Embrapa, no endereço e os documentos exigidos para a inscrição poderão ser encaminhados até o dia 28 de fevereiro próximo. Serão disponibilizados quatro lotes, cada um com cem quilos de sementes genéticas da cultivar BRS Hozan para a implantação de campos de produção de sementes. Poderão participar do processo de oferta pública pessoas físicas e jurídicas inscritas no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem) como “produtor de sementes com habilitação para alho”.

Cultivar de alho do grupo comum seminobre e livre de vírus, a BRS Hozan apresenta boa qualidade de bulbos (cabeças) – em média, 15 bulbilhos por cabeça – e dispensa vernalização, tratamento no qual o alho-semente fica armazenado em câmara fria por um período, em temperatura entre 3 e 5ºC. “Essa característica do alho BSR Hozan faz com que seja uma boa opção para o pequeno produtor obter maior renda, já que não há a necessidade de investir em câmaras frias”, avalia o pesquisador Francisco Vilela. Além dessas qualidades, a nova cultivar de alho agrega outros componentes que o diferenciam de outros materiais comuns.

Com manejo adequado, a sua produtividade, por exemplo, pode passar de 13 toneladas por hectare. O material é também bastante atrativo do ponto de vista da indústria processadora e do consumidor: possui aroma e sabor acentuados, elevado teor de sólidos solúveis e as cascas soltam com facilidade.

Maiores informações sobre a BRS Hozan e outros materiais lançados pela Embrapa Hortaliças podem ser acessadas na Página de Negócios de Cultivares da Embrapa no endereço.

Fonte: Embrapa Hortaliças

◄ Leia outras notícias