Publicado em: 17/09/2025 às 15:30hs
A agricultura regenerativa vem se consolidando como estratégia para recuperar áreas degradadas sem comprometer a produtividade. No Brasil, especialmente na agricultura tropical, os solos exigem práticas sustentáveis que mantenham sua vitalidade diante do clima quente e úmido.
Nesse cenário, a irrigação localizada, em especial o gotejamento, surge como ferramenta essencial para o manejo eficiente da água e a recomposição da fertilidade do solo.
“O gotejamento leva a água exatamente à zona radicular da planta, sem excessos nem desperdícios, preservando a estrutura do solo e criando condições ideais para a vida microbiológica”, explica Elidio Torezani, engenheiro agrônomo e diretor da Hydra Irrigações, revenda pioneira da Netafim no Brasil.
A tecnologia é indicada para áreas degradadas, onde o manejo correto da água é fundamental para restaurar a matéria orgânica do solo e favorecer maior infiltração de água, acelerando o processo de recuperação.
A irrigação por gotejamento também reduz a erosão do solo, ao aplicar a água gota a gota e manter a camada superficial intacta. Segundo Torezani, “quando a água é aplicada de forma precisa, os nutrientes permanecem no lugar certo, acelerando a recuperação e mantendo a produtividade”.
O Brasil possui 53,4 milhões de hectares com potencial irrigável, segundo estudo da Esalq/USP em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MIDR). A irrigação por gotejamento permite até 50% de economia de água em comparação a métodos convencionais, viabilizando a ampliação de áreas irrigadas sem comprometer recursos hídricos.
Estima-se que a expansão sustentável da irrigação pode incrementar em R$ 37,1 bilhões o PIB até 2040, se manejada com eficiência.
Ao combinar irrigação de precisão com práticas regenerativas, o produtor consegue recuperar solos degradados e gerar produção desde cedo. “É possível recuperar e produzir ao mesmo tempo, garantindo sustentabilidade e rendimento”, conclui Torezani.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias