Outros

Horta hidropônica econômica e sustentável encanta produtores na Agrotins

A empresa DHS ? Consultoria inovou com a apresentação de um experimento modelo de hidroponia vertical durante a 13ª edição da Agrotins - Feira de Tecnologia Agropecuária


Publicado em: 13/05/2013 às 17:00hs

Horta hidropônica econômica e sustentável encanta produtores na Agrotins

A inovação é indicada, principalmente para pequenos agricultores, visando a geração de emprego e renda. A Agrotins iniciou, na última terça-feira, 7, e encerra neste sábado, 11, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

Segundo o técnico agrícola e representante da empresa Willian César Cunha este é um modelo de plantio de folhagens que possui inúmeras vantagens econômicas e ambientais. “Isto é que faz o diferencial do sistema de plantio hidropônico, além proporcionar a geração de renda com baixo custo, ocupa pouco espaço e ainda possibilita a reutilização das garrafas peti como vasilhame para o plantio das alfaces”, pontuou.

Cunha explica ainda que as vantagens se estendem também na quantidade de folhagens a serem plantadas. Enquanto no mesmo espaço de uma produção convencional é plantado 42 pés de alface, no modelo hidropônico são 280 pés. “O sistema economiza ainda com o gasto de àgua e energia, reduzindo os custos para o produtor. Além disso, o modelo por ser suspenso ao solo reduz a incidência de pragas e doenças nas folhagens”, ressaltou, acrescentando que o custo para implantar o modelo é de apenas R$ 300,00.

A dona de casa Alvina de Pinto ao passar pelo local se encantou com a novidade. “Eu estou impressionada como deve ser prático este sistema, o importante é que pode ser implantado no quintal ou dentro de casa”, observou.

Para o produtor Lazáro Rodrigues, que possui uma chacará no entorno de Palmas, esse modelo é ideal para ganhar dinheiro com mais facilidade. “É prático, não precisa ficar molhando direto, é só colocar o adubo químico e ligar a bomba que a água circula livremente. Estou pensando seriamente em implantar um projeto deste na minha chacará”, almejou.

Fonte: Assessoria de Imprensa Seagro/TO

◄ Leia outras notícias