Outros

FAMASUL comemora Dia Nacional do Campo Limpo

No dia 16 de agosto será comemorado o Dia Nacional do Campo Limpo, onde ocorrem atividades socioeducativas nas centrais de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas espalhadas em todos os estados do Brasil. No Mato Grosso do Sul, a FAMASUL e Aprosoja são entidades representativas que apóiam o evento


Publicado em: 15/08/2013 às 16:30hs

FAMASUL comemora Dia Nacional do Campo Limpo

A FAMASUL tem muitos motivos para comemorar, pois Mato Grosso do Sul recolhe 94% dos recipientes. No Brasil, quase 100% das embalagens plásticas de defensivos agrícolas são corretamente destinadas à reciclagem. De acordo com os números do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), o País é o líder mundial no recolhimento de embalagens, 17 pontos percentuais na frente dos alemães, que retiram do meio  ambiente  77% das embalagens.

Informações da Inpev mostram que desde 2002 o Brasil recolheu 260 mil toneladas de embalagens, com isto, a energia elétrica economizada seria suficiente para abastecer 1,4 milhão de casas entre 2002 e 2012,  o gasto de água evitado equivale a 36 milhões de caixas de água cheias e o gás carbônico não emitido é de 346 mil toneladas. Mato Grosso do Sul recolheu, no mesmo período, 13,1 mil toneladas.

Entre janeiro e julho de 2013, o Sistema Campo Limpo  encaminhou  corretamente 25,2 mil toneladas de embalagens vazias, 9% a mais que em 2012, quando somou 22,9 mil toneladas. No mesmo intervalo, MS descartou 1,7 mil toneladas de recipientes, com aumento de 18% em comparação a janeiro e julho de 2012, quando o volume foi de 1,4 mil toneladas.  O Sistema Campo Limpo, que revela o avanço no processo de reciclagem, é um programa de logística reversa das embalagens de defensivos agrícolas, ou seja, o acompanhamento da retirada dos recipientes do meio ambiente. 

Para o presidente da Aprosoja/MS, Almir Dalpasquale, ações como o Dia de Campo Limpo  mostram o comprometimento do produtor rural com o meio ambiente. "Os números mostram que o produtor sul-mato-grossense está envolvido com  as questões ambientais e que tem mais responsabilidade em relação à preservação", ressalta Dalpasquale.

De acordo com o coordenador de operações do Inpev, Hamilton Rondon Flandoli, os produtores que ainda têm dúvidas sobre o descarte correto devem participar do Dia Nacional do Campo Limpo. "É uma oportunidade do produtor se conscientizar. O resultado positivo dos últimos anos comprova que o setor rural tem feito a sua parte", afirma Flandoli.

O Dia Nacional do Campo Limpo foi instituído no calendário brasileiro em 18 de agosto, por  meio da Lei Federal 11.657/08. Este ano, como o dia 18 cai no domingo, a data foi excepcionalmente alterada para o dia 16. Desde sua 1ª edição, mais de 600 mil pessoas participaram da comemoração em todo o País. A celebração conta com apoio do inpEV e seus associados fabricantes de defensivos agrícolas e entidades representativas do setor (Abag, Aenda, Andav, Andef, Aprosoja, CNA, OCB e Sindag), organizações públicas (governo municipal e estadual) e privadas, além de outros apoiadores locais.
 
 Agenda em Mato Grosso do Sul 

  • Dia Nacional do Campo Limpo em Campo Grande
  • Data: 16/08/2013
  • Horário: das 7h30 às 11h e das 13h às 17h
  • Local: Rua Corveta, 141 – Bairro Carandá Bosque– Campo Grande ( MS).

 
 Programação:  

  • Abertura e apresentação do vídeo Institucional – INPEV
  • Reciclagem de material – Policia Ambiental;
  • Teatro de fantoches – Polícia Ambiental;
  • Palestra de EPI – ACRA;
  • Palestra e demonstração sobre tríplice lavagem – ACRA;
  • Demonstração do recebimento de embalagens na central e separação – ACRA;
  • Demonstração da preparação, destinação e produtos reciclados – ACRA;
  • Retorno à área de recepção para esclarecimento de dúvidas e lanche.


Informações: www.dianacionaldocampolimpo.org.br/inicial.aspx

Fonte: Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul - FAMASUL

◄ Leia outras notícias