Publicado em: 10/02/2015 às 08:40hs
O processo de fortalecimento de uma parceria entre a Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) e a Corporação Colombiana de Investigação Agropecuária - Corpoica deu mais um passo adiante com a participação do pesquisador Nuno Madeira na Expomalocas Académico 2015, realizada entre os dias 29 e 31 de janeiro no Departamento de Meta. A agenda foi pautada pelo tema "A produção de alimentos na economia familiar campesina, direitos e oportunidades em Orinoquia", região determinada pela influência da bacia do rio Orinoco.
Ao participar do evento como convidado, o pesquisador discorreu sobre as potencialidades da produção de hortaliças em climas tropicais, tendo a experiência brasileira bem sucedida como exemplo. Segundo ele, na Colômbia, as hortaliças têm sido cultivadas tradicionalmente em regiões montanhosas com altitude entre 1500 e 3000m, com clima ameno. Como parte de sua política agrícola, o Departamento de Meta vem promovendo a fruticultura e a olericultura como atividades inclusivas de mão de obra e agregadoras de renda e, nesse aspecto, o histórico do Brasil tem muito a contribuir. "Nesse sentido, fomos procurados pela empresa estatal de pesquisa agropecuária (Corpoica) para mostrar a experiência brasileira de tropicalização no cultivo de hortaliças. Foram abordados alguns exemplos exitosos que contaram com a participação da Embrapa, como o desenvolvimento de cultivares adaptadas ao clima tropical (alta temperatura e períodos chuvosos), cultivo protegido, sistema de plantio direto e valorização de espécies tropicais de hortaliças como a batata-doce, o inhame e o taro, entre outras", salienta Madeira.
Ele lembra que a Embrapa Hortaliças foi incluída no roteiro de visitas de pesquisadores da empresa de pesquisa colombiana, em junho de 2014, quando foi manifestada a intenção de estreitar relações entre as duas instituições, através da atuação do pesquisador Juan Pablo Acevedo Molina, que coordena os trabalhos de cooperação técnica Corpoica/Embrapa, na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF). "O pesquisador integra o projeto Labex Invertido, pelo qual a Embrapa traz ao Brasil membros de instituições de outros países para atuar em projetos comuns, com vistas a identificar tendências e atividades científicas de interesse mútuo", explica.
O interesse pelas hortaliças, de acordo com o pesquisador Jaime Jaramillo, da Corpoica, deve-se ao desenvolvimento tecnológico alcançado - o que facilitaria a sua adoção por associações constituídas por agricultores familiares -, responsável pelo aumento da produtividade e por gerar mais empregos no campo.
Também integrou a missão o agrônomo Carlos Banci, da Emater-DF, que proferiu palestra sobre as políticas públicas para a agricultura familiar, com foco na inclusão de pequenos e médios produtores.
Região
Um dos 32 departamentos da Colômbia, Meta está localizada na parte central da Colômbia, na região do Orinoco, que faz divisa com a Venezuela. Sua economia é baseada principalmente na agropecuária, por meio da criação de gado bovino e de equinos, do cultivo de arroz, óleo de palma, banana e milho, além de cacau e frutas cítricas. A região apresenta uma diversidade de climas, a começar pelo sopé da Cordilheira dos Andes, onde o clima é mais ameno, o que favorece a fruticultura. E, espraiando-se por uma grande extensão de terras, considerada como a maior fronteira agrícola da Colômbia, destaca-se a pecuária e a fruticultura tropical.
Fonte: Embrapa
◄ Leia outras notícias