Outros

Expedição Safra vai a MG e GO investigar os efeitos da estiagem nas lavouras

Possibilidade de perdas expressivas na produtividade é um dos focos do roteiro que começa no próximo dia 23. Equipe vai rodar 3.590 km em seis dias


Publicado em: 25/02/2014 às 10:40hs

Expedição Safra vai a MG e GO investigar os efeitos da estiagem nas lavouras

Após a estiagem que castigou boa parte das lavouras do país nas últimas semanas, a situação da soja e do milho de verão em Minas Gerais e Goiás será verificada pela Expedição Safra 2013/14 nos próximos dias. Repórteres e técnicos da equipe vão ouvir produtores, especialistas e autoridades de 23 a 28 de fevereiro nos dois estados para diagnosticar as consequências do calor e da seca, num momento em que o setor registra chuvas ainda insuficientes.

O receio de grandes prejuízos na região ganhou força no último dia 18, quando a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) estimou que as perdas da produção de soja do estado podem chegar a 25%, o que equivale a 1,4 milhão de toneladas. Diante desse quadro, a Expedição vai investigar até que ponto a safra foi prejudicada e que medidas estão sendo tomadas no campo para amenizar os danos.

Com a viagem, a Expedição completa a avaliação sobre a safra mineira e goiana de 2013/14. O trabalho reúne parte dos dados levantados durante a fase de plantio. O roteiro conta com apoio técnico da consultoria INTL FCStone e de agrônomos da Caixa Econômica Federal.

Apresentação de Resultados

Em Goiás, a Expedição vai participar do “Super Agrex”, um encontro técnico de relacionamento do agronegócio. O evento, promovido pela Agrex Brasil, será realizado em Rio Verde (GO), no dia 27 de fevereiro. A equipe do projeto de sondagem de safra apresentará aos participantes o contexto da produção de grãos brasileira, numa temporada com potencial para 200 milhões de toneladas.

Sobre a Expedição Safra

Desenvolvida pelo Agronegócio Gazeta do Povo, do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), a Expedição Safra está na estrada desde o ciclo 2006/07. O projeto consiste em um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos da América do Sul à América do Norte.

A sondagem periódica ocorre em 14 estados brasileiros, mais as regiões produtoras dos Estados Unidos, Paraguai e Argentina. Para ampliar a discussão de mercado, nas últimas duas safras os técnicos e jornalistas estenderam o trabalho de campo com incursões à Europa (Alemanha, Holanda, Bélgica e França), China e Índia. Na temporada 2013/14, desembarcam na África. Mais informações: www.expedicaosafra.com.br

Fonte: Centro de Comunicação

◄ Leia outras notícias