Outros

Dia Nacional da Conservação do Solo: Manejo do solo é fundamental para a produtividade no campo

Projeto da Viter em fazenda do cantor Almir Sater, no Mato Grosso do Sul, mostra que a aplicação de corretivo de solo aumenta em 73% a fertilidade em área de pastagem


Publicado em: 13/04/2022 às 14:10hs

Dia Nacional da Conservação do Solo: Manejo do solo é fundamental para a produtividade no campo

Utilização de tecnologia possibilita incremento da produtividade nas áreas cultivadas e proteção do solo para diversos cultivos. Próximo ao Dia Nacional da Conservação do Solo, celebrado em 15 de abril, estudo de campo mostra a importância do melhor aproveitamento de áreas, reforçando a necessidade de cuidados e manejos adequados.

No próximo dia 15 de abril é celebrado o Dia Nacional da Conservação do Solo, conforme a Lei Federal n. 7.876, de 13/11/1989. A escolha dessa data é uma homenagem a Hugh Hammond Bennett, considerado o pai da conservação do solo nos Estados Unidos. Esse dia propõe uma reflexão sobre a conservação dos solos e a necessidade da utilização adequada desse importante recurso natural.

O aumento da produção agropecuária passa pela conservação do solo. Por isso, o tema ganha cada vez mais atenção dos produtores rurais, especialmente diante de eventos climáticos extremos que exigem maior capacidade de infiltração e retenção de água. Com objetivo de aproveitar ao máximo o mesmo espaço de terra, novas tecnologias para manejo do solo fazem a diferença nos resultados, como mostra o projeto experimental realizado na fazenda do cantor e compositor Almir Sater conduzido pela Viter, unidade de insumos agrícolas da Votorantim Cimentos. 

Em Aquidauana, no Mato Grosso do Sul, a Fazenda Campo Novo recebeu aplicação de corretivo de solo da Viter em pastagem em trabalho. O resultado foi um aumento de 73% na fertilidade da área. Como maior patrimônio dos produtores rurais, a conservação do solo exige atenção aos fatores químicos, físicos e biológicos. 

No caso da propriedade sul-mato-grossense de Almir Sater, o local teve o solo analisado para verificar a fertilidade e foi constatado na primeira coleta índices de pH (nível de acidez) e alumínio altos, que prejudicam o desenvolvimento das raízes das plantas. A partir dessa constatação, foi utilizado Optmix, mistura de calcário e gesso da Viter que fornece cálcio, magnésio e enxofre em uma única aplicação, nutrientes importantes para o desenvolvimento de qualquer cultura. 

Sete meses depois, novas análises químicas foram realizadas e mostraram a eficiência do tratamento. Após a aplicação de Optmix, verificou-se aumento nos níveis de cálcio em 17 pontos, magnésio em sete pontos e enxofre em 41 pontos. Além disso, o pH passou de 4,6 para 5,7 e o índice V% (saturação de bases) aumentou de 45 para 78, o que indica condições ideais para o desenvolvimento da pastagem. O resultado do projeto ampliou a fertilidade e, consequentemente, o desenvolvimento da pastagem, permitindo a utilização da área por um número maior de animais. 

“Depois de 20 anos, vimos que a areia pantaneira já não estava correspondendo mais, ocasionando muitas pragas também. A ideia era recuperar essa área sem muita interferência. A área testada foi de 50 hectares e os primeiros resultados foram fantásticos. Antes deixávamos 100 cabeças de gado nessa área durante 20 dias. Hoje deixamos 160 vacas e 160 bezerros na mesma área durante 90 dias”, diz Almir Sater. 

De acordo com o engenheiro agrônomo e consultor de Desenvolvimento de Mercado da Viter, Erivelton Lopes Paes, o objetivo de disponibilizar a tecnologia para o produtor rural é promover sustentabilidade e rentabilidade para as culturas, inclusive para pastagens, que é a maior cultura plantada no Brasil. Dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) mostram que somente de 10% a 15% dessas áreas utilizam tecnologia para o manejo, o restante sofre com degradação e com os desafios da falta de atenção e de cuidados com o solo.  

"Existe a ideia por parte dos produtores de que a pastagem resiste ao solo ácido, por exemplo. Mas com o tratamento adequado vemos que é possível obter ganhos de produtividade por hectare, proporcionando também melhores condições de alimentação para o gado”, afirma Paes.  A calagem, ao reduzir a acidez do solo e melhorar a circulação de água, resulta também em alimentos de boa qualidade de forma sustentável. 

fazenda-campo-novo

Fonte: Assessoria de Imprensa Votorantim Cimentos

◄ Leia outras notícias