Outros

Cooperativas apoiam o Campo Limpo

O apoio das cooperativas no processo de devolução de embalagens de defensivos agrícolas tem sido fundamental para manter o percentual de retorno


Publicado em: 28/08/2012 às 11:00hs

Cooperativas apoiam o Campo Limpo

De acordo com o gerente do departamento técnico e de insumos da Integrada, Seisuke Ito, a cooperativa, em parceria com a Associação Norte Paranaense de Revendedores Agroquímicos (Anpara), distribui o calendário de devolução para que os associados entreguem os frascos vazios.

 Orientação  - Segundo ele, a Integrada também orienta os produtores sobre a maneira adequada de armazenar as embalagens e quais delas devem ser lavadas ou não. Além disso, Ito completa que também faz parte da responsabilidade da cooperativa explicar ao produtor sobre o uso da quantidade adequada de defensivos utilizados na lavoura. ''O volume de produtos aplicados na propriedade vai definir a quantidade de resíduos gerados'', sublinha. Ele completa que os produtos devem ser utilizados de forma sustentável para não comprometer o meio ambiente e a saúde da população.

 Dias de campo   - Marcelo Sumiya, gerente do departamento de assistência técnica da Coamo, explica que a cooperativa leva as informações sobre a destinação adequada de embalagens aos produtores por meio de dias de campo. ''Fazemos reuniões e palestras em nossa fazenda experimental para mostrar a correta destinação desses resíduos'', enfatiza. Sumiya completa que durante esses eventos, os agricultores conhecem o que se pode fazer com esses frascos. Com a reciclagem, essas embalagens são transformadas em tubos de encanamento, conduítes, entre outros produtos.

Pontos de recebimento
  - Atualmente a Coamo possui 42 pontos de recebimento de embalagens de defensivos agrícolas. ''O produtor tem um ano após a compra do produto para devolver os frascos em nossas unidades'', sintetiza. De 2003 a 2011 foram recolhidos 15,38 milhões de materiais pertencentes aos 24.500 cooperados da Coamo. Por ano são cerca de 2 milhões de embalagens que saem das propriedades. Segundo ele, a Coamo orienta o produtor desde a tríplice lavagem até o destino final do material.

Fonte: Folha de Londrina

◄ Leia outras notícias