Outros

Conferências, palestras e minicursos compõem Congresso Brasileiro de Mandioca

O Brasil é o segundo maior produtor mundial de mandioca, perdendo apenas para a Nigéria


Publicado em: 17/09/2013 às 07:40hs

Conferências, palestras e minicursos compõem Congresso Brasileiro de Mandioca

A programação do XV Congresso Brasileiro de Mandioca (CBM), que vai acontecer de 21 a 25 de outubro, no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador (BA), está repleta de conferências, palestras e minicursos, alguns deles com a participação de pesquisadores de instituições estrangeiras. Realizado pela Sociedade Brasileira de Mandioca (SBM) e pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o evento conta com o apoio da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia.

“Serão três conferências, nove mesas-redondas e nove minicursos, ministrados por pesquisadores e analistas da Embrapa Mandioca e Fruticultura e de outras Unidades e por palestrantes de outras instituições”, explica Carlos Estevão Leite Cardoso, presidente da comissão organizadora.

A conferência de abertura será ministrada por Valter Bianchini, secretário nacional da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com o tema “Inovação, sustentabilidade e desenvolvimento rural: o papel estratégico da cultura da mandioca”. O Brasil é o segundo maior produtor mundial de mandioca, perdendo apenas para a Nigéria.

Eventos paralelos

Nas conferências, o público vai receber informações, por exemplo, sobre os sistemas de produção, pesquisa, transferência de tecnologia e organização da cadeia de mandioca da Nigéria e da Tailândia – quarto produtor mundial. Da Nigéria, o palestrante será Martin Fregene, do Ministério da Agricultura e Recursos Naturais, e, da Tailândia, o pesquisador Adul Vinaiphat, do Thai Tapioca Development Institute (TTDI).

Diversos eventos vão acontecer em paralelo ao CBM, como a Feira da Agricultura Familiar, reuniões de gestores do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Mandioca e Derivados e da Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca (Abam), exposição de estandes de equipamentos e rodadas de negócios.

No último dia (25), haverá uma visita técnica à Embrapa Mandioca e Fruticultura, em Cruz das Almas, com a equipe da Unidade, onde serão conhecidos os campos experimentais, o Banco Ativo de Germoplasma de Mandioca, que conta com 1271 acessos provenientes de vários ecossistemas e é o maior do Brasil, e o Centro de Tecnologia em Mandioca, um modelo para treinamento de técnicos, com equipamentos e estruturas que atendem às exigências sanitárias e que reúne casa de farinha, fecularia, áreas de panificação e de captação de manipueira.

Mais informações no endereço www.congressomandioca2013.com.br, telefone  (71) 2102-6600 ou e-mail inscricoes@gt5.com.br

Temas das conferências:

• Sistema de produção, pesquisa, transferência de tecnologia e organização da cadeia de mandioca na Tailândia
Conferencista: Adul Vinaiphat (Thai Tapioca Development Institute – TTDI, Tailândia). Moderador: Bernardo Ospina Patiño (Clayuca, Colômbia)

• Sistema de produção, processamento artesanal e industrial e avanços tecnológicos na cultura da mandioca na Nigéria e na África
Conferencista: Martin Fregene (Ministério da Agricultura e Recursos Naturais da Nigéria). Moderador: Alfredo Cunha Alves (Embrapa Mandioca e Fruticultura)

Temas das mesas-redondas:

• Desafios do melhoramento genético da cultura mandioca
• Mandioca como fonte de carboidratos e proteína para alimentação animal
• Mecanização do plantio e da colheita: avanços e desafios
• Material propagativo de mandioca de qualidade genética e fitossanitária
• Inovações e sustentabilidade na cadeia agroindustrial da mandioca.
• Boas práticas de manejo do solo para a cultura da mandioca
• Oportunidades no mercado de mandioca decorrentes da Copa do Mundo e das Olimpíadas
• Mandioca: gastronomia, nutrição e saúde

Temas dos minicursos:

• Micropropagação e multiplicação acelerada de mandioca (Instrutores: Antônio da Silva Souza – Embrapa Mandioca e Fruticultura / José Raimundo Ferreira Filho – Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola – EBDA/Embrapa Mandioca e Fruticultura)
• Empreendedorismo na cadeia da mandioca: o caso da CBPACK (Instrutor: Cláudio Rocha Bastos – CBPACK)
• Alimentação animal com mandioca (Instrutor: Harold Ospina Patiño – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS)
• Insetos e pragas da cultura da mandioca (Instrutores: Vanda Pietrowski – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste / Rudiney Ringenberg - Embrapa Mandioca e Fruticultura)
• Beiju colorido e pizzaoica (Instrutores: Joselito da Silva Motta – Embrapa Mandioca e Fruticultura / Layr Marins – chef de cozinha)
• Adubação e manejo da poda na cultura da mandioca (Instrutor: Mário Takahashi – Instituto Agronômico do Paraná – Iapar)
• Custo de produção e rentabilidade da mandioca (Instrutores: José da Silva Souza – Embrapa Mandioca e Fruticultura / Lucílio Aparecido Alves – Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada - Cepea/ USP)
• Processamento mínimo em mandioca de mesa (Instrutoras: Luciana Alves de Oliveira / Jaciene Lopes de Jesus – Embrapa Mandioca e Fruticultura)
• Controle do mato em mandioca (Instrutores: José Eduardo Borges de Carvalho – Embrapa Mandioca e Fruticultura) / Vladimir Antônio Peressin – Instituto Agronômico de Campinas –IAC)

Fonte: Embrapa Mandioca e Fruticultura

◄ Leia outras notícias