Outros

Como chegar, nos próximos dez anos, a três milhões de hectares irrigados no RS

O Rio Grande do Sul conta hoje com 1,15 milhão de hectares de arroz e 70 mil hectares de milho e soja, entre outros


Publicado em: 25/01/2012 às 09:40hs

Como chegar, nos próximos dez anos, a três milhões de hectares irrigados no RS

Em 2001 trouxemos ao estado o ministro Pratini de Moraes, para ver de perto os prejuízos decorrentes da estiagem na época, e sugerimos a inclusão, no programa Moderfrota, do financiamento para equipamentos de irrigação com pivô e outros sistemas.

Passados onze anos, temos apenas 70.000 hectares irrigados no estado, basicamente na metade norte, e 1 milhão de hectares irrigados no Brasil. Não que falte vontade dos produtores de soja ou de milho para que o sistema deslanche, mas os entraves principais estão parcialmente listados no documento em anexo, encaminhado ao governador e aos ministros da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e Integração Nacional.

Precisamos aproveitar o momento em que estamos concluindo a votação do código florestal, para realizarmos as alterações necessárias na legislação federal.

Depois, resta somente vontade política nas esferas federal, estadual e municipal, para:

a) Continuar o programa de construção das grandes barragens;
b) Construir aproximados 100 mil pequenos e médios açudes, tanto na metade norte como na metade sul do estado. Vale lembrar que desde o governo Yeda até o governo Tarso, em quatro anos, temos 4.500 açudes levantados e/ou construídos;
c) Elaborar um planejamento para o aproveitamento da água existente no subsolo;
d) Projetar estudos nos nossos rios para fazer elevação de nível, segurando mais água onde for possível.

Esta é uma das demandas que perseguiremos durante o ano de 2012, para que tenhamos um programa específico, tanto a nível federal quanto estadual, para alcançarmos estas metas nos próximos dez anos, chegando a três milhões de hectares irrigados no estado.

Fonte: Assessoria de Imprensa Dep. Luis Carlos Heinze

◄ Leia outras notícias