Outros

APagri e Dupont promovem Dia de Campo sobre aplicação de herbicida em taxa variada

Professor da Esalq/USP, José Paulo Molin, também falará sobre Agricultura de Precisão no Brasil


Publicado em: 14/05/2013 às 07:00hs

APagri e Dupont promovem Dia de Campo sobre aplicação de herbicida em taxa variada

Acontece na próxima quarta-feira, dia 15, em Lençóis Paulista, um evento para mostrar os resultados práticos da aplicação de herbicida em taxa variada, o HTV®, desenvolvido e patenteado pela APagri Consultoria Agronômica, e parceria comercial com a Dupont do Brasil. Na sequência, produtores terão a oportunidade de assistir à palestra do phD em Engenharia Agrícola, Professor José Paulo Molin, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Agrícolas da USP/Esalq. O Dia de Campo acontecerá às 16 horas, no Trevo da Castelinho, sentido Usina São Jose.  Já a palestra terá início às 18 horas, na Ascana - Associação dos Plantadores de Cana do Médio Tietê.

Durante o Dia de Campo, o público poderá comprovar a eficiência da aplicação do herbicida Front em taxa variada na área do cliente Tecnocana.  A engenheira agrônoma e consultora da APagri, Camila Guedes, fará uma breve abertura sobre a tecnologia e mostrará mapas da aplicação. 

A tecnologia vem sendo desenvolvida pela APagri desde 2005 em conjunto com as usinas Jalles Machado (GO), São Manoel (SP) e São João de Araras (SP). No final de 2010, a APagri firmou uma parceria com a Dupont para colocar a tecnologia no mercado e torná-la mais acessível aos produtores.  Segundo a consultora da APagri Camila Guedes, “a aplicação de herbicidas em taxa variada traz informações preciosas ao produtor rural, com benefícios econômicos” . O uso dessa tecnologia permite uma dosagem mais adequada da quantidade de herbicidas a cada área tratada, dentro do conceito de que nem sempre mais herbicida resultada em melhor controle de plantas daninhas.  Em vez de se aplicar o herbicida pela taxa média da área, aplica-se uma dose específica a cada necessidade.  Nas áreas onde o solo torna o herbicida mais disponível, a dose é reduzida, não deixando que a planta sofra a fitotoxicidade por excesso de produto aplicado, podendo travar o desenvolvimento da cana. Nas áreas onde o solo apresenta características desfavoráveis ao herbicida a dose é aumentada para evitar o escape de plantas daninhas, resultando em repasse da aplicação do herbicida. O resultado é muito superior ao método tradicional.

A parceria entre a APagri e a Dupont prevê a oferta do serviço aos clientes que consomem o herbicida “Front” . A APagri oferece a tecnologia, a Dupont apresenta as recomendações técnicas em conjunto com o produtor e este último fornece as informações básicas para a realização do trabalho.

Segundo o professor da Esalq/USP José Paulo Molin, “ a aplicação de agroquímicos em taxas variáveis é algo que precisa evoluir nos próximos anos, justamente porque há um enorme espaço para se otimizar esses insumos e minimizar o impacto ambiental da agricultura. Isso não tem sido devidamente explorado”. O HTV® é a única tecnologia no mundo capaz de manejar a aplicação de herbicidas, de forma variável, com benefícios à planta e ao Meio Ambiente.

A APagri

Atuante no mercado desde 2002, a APagri é líder no mercado brasileiro de agricultura de precisão. Seus consultores e engenheiros agrônomos estão distribuídos nos principais polos agrícolas do Brasil e desenvolvem, com conhecimento e experiência, um planejamento de curto, médio e longo prazo,  com investimentos de vanguarda para garantir ao produtor rural segurança em termos de excelência nos serviços oferecidos. A APagri tem sede em Piracicaba,  São Paulo, e escritórios  de serviços  em Luis Eduardo Magalhães  (BA), Balsas (MA), Jataí e Rio Verde (GO), Maceió (AL) Ourinhos e Assis  (SP), Sorriso (MT) e Uberaba (MG).

Fonte: Assessoria de Imprensa APagri Consultoria Agronômica

◄ Leia outras notícias