Publicado em: 08/04/2022 às 07:40hs
A Tarken, agritech brasileira que oferece um marketplace para trading de grãos, anuncia a criação de uma agência de notícias voltada para análises sobre o mercado do milho. Nela, são disponibilizados diariamente diagnósticos precisos e atualizados sobre o cenário do grão no Brasil.
Os informativos são disponibilizados em um canal próprio (blog.tarken.ag/agencia-tarken) e nas plataformas de podcast como Spotify, Google Podcast e iTunes, com o título “Mercado do Milho”.
Essas análises de mercado são realizadas por especialistas da Tarken, servindo como base para a criação das notas disponibilizadas pela agência.
“Juntamos as análises à nossa tecnologia de cotação, que cruza dados de mercado disponíveis para consulta, preços de oferta e fechamento praticados dentro da plataforma e informações de porto para a cotação internacional”, explica Luiz Tângari, Co-Founder da Tarken,
Tângari complementa que o acesso a esses informativos, com base nas visões dos especialistas, contribui para uma visão geral sobre a temperatura das negociações diárias dos produtores e compradores.
As commodities, explica Tângari, têm oscilações e variações muito bruscas no preço. Além disso, fatores como o frete, que varia muito entre cidades, são pontos determinantes na hora de precificar o grão. Isso faz com que produtores e compradores façam negócios sem muita certeza do valor.
Para chegar aos preços de cotação, a Tarken utiliza de inteligência artificial para fazer o cruzamento entre diversos dados de mercado, valores de oferta, o fechamento que é utilizado dentro da empresa e a informação de porto para cotação internacional.
“Combinamos todos esses dados por meio de uma inteligência artificial, que faz os ajustes necessários e é capaz de realizar uma extrapolação temporal e uma espacial. Essa extrapolação temporal ocorre de modo que, a partir do preço passado, projetamos o valor do dia seguinte. Já a extrapolação espacial ocorre baseada no preço das cidades vizinhas. A partir dessas informações, conseguimos passar os preços na região”, explica Tângari.
O CEO afirma que ao combinar essas etapas, chega-se a um número muito próximo ao que está sendo realmente negociado em cada município brasileiro.
É possível, segundo ele, ver preços diferentes em um mesmo dia e na mesma cidade, mas o risco também influencia no valor.
“Se você é um comprador mais arriscado, com condições de negócio piores para o vendedor, você vai pagar mais caro. Já se você for um comprador menos arriscado, seu preço vai ser melhor”, considera o CEO da Tarken.
O empresário esclarece que as negociações ocorrem pelo aplicativo, mas destaca a importância da participação dos especialistas durante o processo de negociação.
“Nós percebemos que a construção de confiança é um fator muito importante para o negócio funcionar. Entendemos que não adianta ter uma grande quantidade de ofertas na plataforma se elas também não forem firmes. Quando a gente coloca um analista para participar da negociação, a gente garante que os negócios são feitos com alto nível de confiabilidade, tendo certeza que as pessoas têm boas experiências na plataforma. O consultor também garante que todas as partes foram cumpridas de modo a não ter base para contestações no futuro”, justifica Luiz.
Nesta semana, a empresa fez a atualização de seu aplicativo. Agora, a plataforma conta listagem de cotações Tarken com indicadores de variação de preços para cada cidade brasileira, gráficos de análise histórica e informações detalhadas por cidade, cotações dos principais contratos futuros de milho da B3 e CME e gráficos de análise histórica e indicadores de referência para cada contrato de milho futuro listado nas bolsas.
O aplicativo conta com cerca de mil ofertas no Brasil inteiro, abordando mais de mil cidades.
“A Tarken entra com esse marketplace, que conta com milhares de vendedores e compradores, tornando mais fácil a tarefa de encontrar a melhor relação entre oferta e procura, encurtando o processo de negociação”, conclui Luiz.
Fonte: FirstCom Comunicação
◄ Leia outras notícias