Publicado em: 12/02/2014 às 12:20hs
O plantio do milho avança em Mato Grosso na safra 13/14 e já chega a 16% dos 3,24 milhões de hectares estimados. O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) aponta no último boletim de acompanhamento, avanço semanal de 8,1 ponto percentual (p.p). Com poucos problemas com chuvas, “o ritmo apresenta-se um pouco abaixo do alcançado no ano passado, com atraso anual de 4 p.p”.
Segundo o Imea, a região que se destaca no plantio é a oeste com 27% dos trabalhos já concluídos. “A região norte, que não havia começado a semeadura até a semana passada, aparece como a mais atrasada do Estado, com 3,3%. A expectativa dos produtores é que o clima favoreça o avanço da semeadura, especialmente durante os próximos 15 dias, para assim aproveitarem a janela ideal de semeadura”.
De acordo com o instituto, “todavia, as previsões climáticas indicam que entre os dias 10 e 21 deste mês os volumes de chuvas estarão acima do registrado no mesmo período de 2013, sobretudo na região oeste que, segundo a Somar, deve ter aumento anual em mais de 200%, indicando um alerta para os produtores daquela região”.
No mercado futuro, segundo o Imea as cotações que encerraram a primeira semana de fevereiro, para a soja e para o milho, em Chicago, indicam uma expectativa futura de redução na proporção ideal entre ambas as commodities que, atualmente, no contrato mais próximo.
Fonte: Só Notícias/Agronotícias
◄ Leia outras notícias