Milho e Sorgo

Safra de milho 2024/25 no Brasil deve atingir 138,2 milhões de toneladas, aponta Hedgepoint

Projeção da consultoria aponta leve crescimento na produção em comparação à temporada anterior, impulsionada pelo aumento da área plantada e condições climáticas favoráveis


Publicado em: 09/09/2025 às 20:00hs

Safra de milho 2024/25 no Brasil deve atingir 138,2 milhões de toneladas, aponta Hedgepoint

A consultoria Hedgepoint revisou para cima sua projeção da safra brasileira de milho 2024/25, elevando a estimativa para 138,2 milhões de toneladas. O volume é 3,7 milhões de toneladas maior do que a previsão anterior, de 134,5 milhões de toneladas, e reflete o bom desempenho da colheita da segunda safra no Centro-Sul do país.

Clima favorável impulsionou a “safrinha”

De acordo com a Hedgepoint, as boas condições climáticas durante o ciclo de desenvolvimento compensaram o atraso no plantio, causado pelo cronograma da soja. Esse cenário garantiu alta produtividade, especialmente em estados como Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás, que registraram médias acima de 100 sacas por hectare.

“O clima positivo compensou o risco do atraso da semeadura e proporcionou resultados expressivos”, explicou Luiz Roque, coordenador de Inteligência de Mercado da Hedgepoint Global Markets.

Colheita está praticamente concluída

Até 29 de agosto, cerca de 97% das lavouras do Centro-Sul já estavam colhidas, o que indica que quase toda a safra 2024/25 está disponível no mercado. O resultado reforça o peso da segunda safra, responsável pelo maior volume de produção no país.

Comercialização segue em ritmo lento

Apesar da supersafra, as vendas avançam mais devagar do que em anos anteriores. Até o início de agosto, apenas 43% da segunda safra havia sido comercializada, contra 48% no mesmo período de 2023 e abaixo da média de 50% das últimas cinco safras.

Esse cenário preocupa o mercado, já que o grande volume disponível pode pressionar os preços nos próximos meses.

Demanda para etanol cresce fortemente

Um dos destaques para a temporada é o avanço do uso do milho na produção de etanol. A Hedgepoint estima que 23,7 milhões de toneladas do grão sejam destinadas às usinas em 2024/25, frente a 17,4 milhões de toneladas na safra passada. O crescimento é impulsionado pela entrada em operação de novas indústrias.

Exportações aceleram após atraso

Os embarques, que haviam sido prejudicados pelo atraso na colheita da segunda safra, começaram a ganhar ritmo em agosto. O mês registrou forte volume de exportações e setembro já conta com grandes volumes contratados, segundo a consultoria.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias